Home > Notícias

Panasonic lança aparelho de TV de 37 polegadas com tecnologia OLED

Telas OLED permitem equipamentos mais finos e de menor consumo de energia. Preço das TVs, porém, continua muito elevado.

IDG News Service/Japão

24/06/2008 às 9h52

Foto:

A Panasonic planeja colocar à venda TVs com telas OLED (organic light-emitting diode ou diodo orgânico emissor de luz) de 37 polegadas nos próximos três anos, informa um jornal japonês.

As telas seriam produzidas na nova linha de produtos que será instalada na fábrica da IPS Alpha, fabricante de painéis e displays de propriedade da Panasonic e da Hitachi.

> Conheça a televisão do futuro
> Veja protótipos da TV do futuro
> Fotos: modelos de TVs gigantes

Em resposta à reportagem, a Panasonic disse que está trabalhando com a tecnologia OLED, mas ainda não tem planos para iniciar a produção.

O OLED é uma tecnologia para telas planas que usa material orgânico nos pixels para emitir sua própria luz, sem que seja necessária iluminação de fundo. Isso faz com que os displays sejam mais finos e consumam muito menos energia. As telas OLED ainda manipulam imagens com movimentos rápidos e oferecem uma reprodução de cores mais rica do que as atuais telas de LCD e plasma.

A Sony lançou uma TV OLED, a TV XEL-1 com tela de 11 polegadas, no Japão no fim do ano passado. Os elogios ao aparelho são quase unânimes por sua qualidade de imagem e tamanho - apenas três milímetros de espessura - mas o preço ainda é alto: 1.860 dólares. A expectativa é que os preços diminuam conforme a produção se desenvolva e ganhe escala.

O presidente e CEO da Sony, Howard Stringer, afirmou recentemente que sua empresa planeja colocar uma TV OLED de 27 polegadas à venda já no próximo ano. A Toshiba também disse que planeja lançar uma TV de 30 polegadas na classe OLED, mas não forneceu mais detalhes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail