Home > Notícias

Pane em app da Saraiva para iPad impede download de livros comprados

Companhia não tirou programa e títulos com problemas do ar mesmo sabendo do bug, que começou há quase dez dias; falha seria relacionada ao distribuidor dos e-books

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

24/08/2011 às 16h22

Foto:

Comprar um livro digital no seu iPad ou iPhone tem a ver principalmente com a rapidez e praticidade do processo, certo? Pois é exatamente isso que alguns clientes da Saraiva não têm encontrado nos últimos dias ao tentar baixar e-books pela loja virtual da livraria em seus aparelhos com iOS.

A reportagem de Macworld Brasil, ficou quase 10 dias em uma verdadeira jornada para conseguir baixar  um livro digital no iPod Touch ou iPad desde a compra na Saraiva em 16/8. Nesse meio tempo, o Saraiva Digital Reader apresentou duas mensagens de erro quando tentava baixar os títulos da biblioteca: “Unable to create request (bad url?)” e depois "Erro ao receber fulfilment token", o último por apenas dois dias.

Vale lembrar que o primeiro e-mail foi enviado para o suporte na mesma data da compra, dia 16/8, que afirmou ter conhecimento do problema, mas não informou nenhuma solução efetiva. Hoje, 25/8, a Saraiva liberou uma atualização do app que deveria corrigir o problema. No entanto, continuamos vendo a segunda mensagem "Erro ao receber fulfilment token".

O problema só foi solucionado após contato direto com o departamento digital da empresa que, com o número de usuário, analisou e resolveu o caso separadamente. A empresa admite que outros usuários podem continuar tendo esse problema, mas prometeu uma solução.

Um usuário de Campinas compartilhou o mesmo problema no site Reclame Aqui. Ele teria comprado três livros na Saraiva para ler em seu iPad, mas só conseguiu baixar e ler os dois primeiros (que ainda estariam com páginas faltando, segundo o usuário). O download do terceiro título, adquirido em 15/8, apresenta o mesmo erro que encontrei “Unable to create request (bad url?)” e ele também afirma també que tentou baixar o app novamente e “perdeu” todos os seus livros baixados anteriormente.

Em resposta à sua reclamação no Reclame Aqui, a Saraiva afirmou que o problema seria solucionado em 24/8, o que não aconteceu, segundo o próprio usuário. No dia seguinte, o ele fez um novo post no Reclame Aqui dizendo que havia conseguido baixar os três livros, mas que não conseguia fazer o download de um novo título comprado pelo app da Saraiva.

saraivaerroipodtouch01.jpg

Mensagem de erro exibida nas últimas semanas

"Problema conhecido"
Em contato com a nossa reportagem, a assessoria da Saraiva confirmou que a companhia já tinha conhecimento do problema desde 19/8, que seria "uma falha de comunicação com um dos distribuidores de conteúdo digital" da empresa, e que com a correção liberada hoje para os aparelhos iOS os problemas deveriam acabar. Segundo a livraria, o update parece ter "praticamente acabado com os problemas", uma vez que o número de reclamações diminuiu bastante.

Questionada sobre a razão de manter os e-books ou o app mesmo com o problema conhecido, a empresa disse que “os e-books desse distribuidor não foram retirados do ar porque ainda podem ser acessados via Saraiva Digital Reader para PC.” 

Compensação
De acordo com o resposável pelo produtos digitais do grupo Saraiva, Deric Degasperi Guilhen, a companhia dará uma compensação na forma de um desconto de 30% na compra de livros digitais. Segundo a empresa, cerca de 500 pessoas foram afetadas pelo bug em seu aplicativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail