Home > Notícias

Papa da internet propõe solução para congestionamento da rede

Para Vint Cerf, temas relativos a traffic shaping não devem focar na limitação do volume de dados, mas na questão da velocidade.

Redação do IDG Now!

24/06/2008 às 14h57

Foto:

Diante da decisão do principal órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comunicações (FCC), de punir o provedor Comcast por restringir o uso da sua rede para baixar arquivos via peer to peer (P2P), o papa da internet Vint Cerf deu sua visão sobre como resolver o problema de congestionamento das redes.

Para Cerf, que atua como evangelista do Google, a solução para o problema das operadoras, que lidam com tráfegos cada vez maiores em suas redes, não é punir os usuários que excedem os volumes de downloads ou cobrar pelo tráfego excedente, mas sim focar na questão da velocidade.

Leia também:
> O que é traffic shaping
> Saiba quem pratica no Brasil
> Aprenda a driblar as restrições

Criador do protocolo TCP/IP, que é a base da internet, Cerf defendeu em um post que a melhor forma de resolver o problema seria vender planos com uma “velocidade mínima”.

Durante os horários de pico de uso da rede, o usuário poderia baixar arquivos do tamanho que desejasse, mas teria garantia somente da velocidade mínima. Já nos horários em que a rede é menos congestionada - de madrugada, por exemplo - a taxa de velocidade seria maior. Desta forma, quem quisesse uma velocidade mínima maior, migraria para um plano mais caro.

Cerf disse ainda que vem conversando com a própria Comcast nos últimos meses para entender melhor a questão do gerenciamento das redes. Leia o post na íntegra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail