Home > Notícias

Para combater 3G lento, Deezer agora “memoriza” músicas no iPhone

Com novo recurso, serviço armazena de forma automática as músicas mais ouvidas pelo usuário. "Redes do Brasil não são boas de forma homogênea", diz CEO.

Luiz Mazetto

26/04/2013 às 11h12

appstore_43501.jpg
Foto:

O Deezer apresentou nesta semana um recurso que promete acabar com a frustração de muitos usuários do Brasil e de outros países: tentar ouvir músicas via streaming no smartphone e esbarrar em redes 3G lentas e/ou instáveis.  Chamada de “smart cache” (algo como cache inteligente, em tradução livre), a novidade salva automaticamente as músicas mais ouvidas pelo usuário e permite ao usuário ouvi-la novamente de modo mais rápido e sem precisar usar seu plano de dados mais uma vez. 

É possível configurar a quantidade de espaço destinada a isso no aparelho para não “lotar” o gadget com caches de músicas. A empresa prevê que a novidade permitirá uma economia de até 70% no uso do plano de dados para smarphone.

“As redes aqui no Brasil não são boas de forma homogênea. Assim, o streaming não fica bom sempre. Mas não podíamos aceitar isso, mesmo que não pudermos mudar a qualidade das redes de forma instantânea”, explica o CEO do serviço francês, Axel Dauchez, que veio ao Brasil para anunciar o recurso que demorou cerca de seis meses para ser criado. Apesar do lançamento ter acontecido aqui, o recurso já está disponível para usuários de todo o mundo – a empresa atua em mais de 200 países atualmente.

Vale notar que esse recurso é DIFERENTE da opção Sincronizar, já disponível há algum tempo no Deezer e que permite ao usuário baixar álbuns completos para o iPhone e ouvi-los no modo offline, ou seja, sem necessidade de conexão com a Internet.

deezersmartcache01.jpg

Por enquanto, a novidade só está disponível no aplicativo do Deezer para iPhone – basta atualizar ou baixar o software na App Store para ter acesso. Mas o executivo anunciou que em breve a novidade será lançada para outras plataformas de smartphones em que a empresa já atua, como Windows Phone, BlackBerry e Android, que é o principal mercado móvel do Deezer no Brasil, aponta Dauchez.

Lançado sem alarde no Brasil em janeiro, o Deezer tem planos com preços a partir de 8,90 reais e pode ser usado em diferentes plataformas, como desktop, aplicativos para Windows, smartphones e tablets.. O serviço criado na França possui cerca de 25 milhões de músicas em seu catálogo.

Link para download

Deezer (iPhone)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail