Home > Notícias

Para concorrer com App Store, Facebook lança loja própria de aplicativos

Anúncio foi feito no blog da empresa; site fornecerá opções de apps gratuitos ou pagos, disponíveis para iOS, Android ou na web

Cauê Fabiano, IDG Now

09/05/2012 às 20h01

Foto:

O Facebook anunciou que terá sua própria loja de aplicativos nas próximas semanas, com o objetivo de fornecer aos desenvolvedores e usuários uma maneira diferente de descobrir e oferecer aplicativos através de plataformas móveis. As informações são do jornal Business Insider

Chamada de App Center, a loja permitirá que as pessoas encontrem aplicativos para a rede social de Mark Zuckerberg independentemente da plataforma que utilizam para navegar, seja Android, iOS ou web. O site já postou em seu blog de desenvolvedores as diretrizes para a criação de aplicativos, com tutoriais e informações de formatação, e haverá opções para que os responsáveis cobrem pelos apps. Contudo, o site não comentou a respeito de qual será a porcentagem que o obterá sobre as vendas - no caso da Apple, 30% de toda receita vai para os cofres de Cupertino. 

“Para mais de 900 milhões de pessoas que utilizam o Facebook, o App Center se tornará uma nova central para encontrar ótimos aplicativos”, escreveu Aaron Brady no blog da empresa. Entre os aplicativos listados, constam Draw Something, Pinterest, Spotify, Battle Pirates, Viddy, entre outros. 

O especialista diz ainda que a plataforma foi desenvolvida para agregar aplicações que utilizam o FB , independente da plataforma móvel, permitindo que os usuários procurem apps compatíveis com seu dispositivo e, caso eles necessitem de instalação, a pessoa é redirecionada para a App Store ou Google Play, por exemplo.  

 

appcenter_435.png
Aplicativos serão baixados no celular a partir da interface do próprio

 

Da mesma forma como acontece nas app stores da Apple e da Google, a loja do terá seus apps separados em seções e receberão avaliações dos usuários, além de mostrar quais são os mais populares. A diferença aqui é que a rede social poderá oferecer aplicativos baseado nos gostos da pessoas e de acordo com o que seus amigos estão utilizando. Além disso, os desenvolvedores poderão também construir uma página com informações, imagens e outras especificações sobre o produto oferecido. 

O App Center ainda está em beta, contudo ele será liberado para todos os outros usuários “nas próximas semanas”, conforme informações do site.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail