Home > Notícias

Para simplificar o uso, Wikipedia muda o visual

Site ganha novo visual e funcionalidades que serão replicadas a todos os idiomas nos próximos dias

IDG News Service

13/05/2010 às 13h14

Foto:

A Wikimedia Foundation começou a implantar nesta quinta-feira, 13/04, um novo visual e funcionalidades no site da enciclopédia online Wikipedia. As mudanças são resultado de um processo iniciado há mais de um ano, a partir de testes de usabilidade e de feedback dos usuários finais, com a intenção de facilitar o uso.

O logo 3D é a marca registrada do novo site da enciclopédia, que ganhou nova organização, batizada de Vector. Oferece também recursos nas páginas internas, já visíveis no site em inglês (como as categorias artes, biografias,matemática, ciência, etc, no menu superior), a serem replicados para todas as versões, em outros idiomas, já nas próximas semanas.

A barra de ferramentas de edição foi melhorada para simplificar a formatação das páginas e a criação de tabelas. Um novo assistente orienta os usuários através da criação de links para a própria Wikipedia ou páginas externas. Além disso, o motor de busca passa a oferecer sugestões de pesquisa, a partir da digitação de letras da palavra-chave.

No menu lateral, um botão para criação de livros foi incluído entre as opções de impressão e exportação de conteúdo, permitindo aos usuários escolher artigos e montá-los no formato de uma publicação em PDF.

As modificações já estão disponíveis na versão em português. Hoje, para usá-las é preciso clicar no botão "Experimente o beta", no canto direito, no alto da página de entrada. Ou já ter um login na Wikipedia e escolher o tema Vector na página de preferências.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail