Home > Notícias

Parceria Dell e EMC na área de storage é prorrogado em dois anos

Previsto para encerrar em 2011, acordo na área de storage tem duração ampliada para 2013 devido a bons resultados, dizem empresas.

IDG News Service/Cingapura

09/12/2008 às 8h32

Foto:

A Dell e a EMC anunciaram nesta terça-feira (09/12) a extensão de sua parceria na área de storage por mais dois anos. O acordo original, que tem gerado bilhões em vendas para as duas empresas, terminaria em 2011.

O anúncio acaba com as especulações sobre o futuro da parceria. Desde novembro do ano passado, quando a Dell adquiriu o fabricante de storage EqualLogic por 1,4 bilhão de dólares, comentava-se que a empresa poderia abrir mão de parceria em 2011 e lançar sua própria linha de produtos de armazenamento. Como parte do novo acordo, a Dell iniciará em breve as vendas dos sistemas de storage Celera NX4, da EMC.

De acordo com Steve Leonard, vice-presidente sênior da EMC, o anúncio de hoje acaba com qualquer incerteza sobre a saúde do relacionamento entre as duas companhias. O executivo falou durante uma coletiva de imprensa realizada em Cingapura, em conjunto com Steve Felice, vice-presidente sênior da Dell e preseidente de operações para a região Ásia-Pacífico.

“No início, esta parceria previa apenas que vendêssemos produtos uns dos outros. Agora vamos atuar como uma única empresa”, disse Felice, atribuindo o sucesso da parceria à boa química existente as duas empresas e aos esforços para que os resultados fossem positivos para ambas.

Para Simon Piff, diretor do programa de pesquisas de storage da IDC, o anúncio sinaliza que as duas companhias querem acabar com as especulações da indústria sobre o futuro da parceria. “Elas só querem acabar com qualquer preocupação”, disse.

Para Piff, a EMC é um parceiro importante da Dell porque sua linha de produtos atende todos os segmentos de mercado, algo que o portfólio da EqualLogic não faz. Para o analista, a possibilidade de oferecer qualquer tipo de produto de armazenamento abre portas para a fabricante de computadores. “A EMC leva a Dell para o high-end do mercado corporativo, particularmente na área de missão crítica”, avalia.

Desde 2001, quando foi anunciado, o acordo tem gerado vendas significativas para as duas companhias. Durante o ano fiscal de 2007 da EMC, a Dell respondeu por 14,3% de seu faturamento de 5,7 bilhões de dólares, o que representa 823,7 milhões de dólares. A Dell, por seu lado, não revela as vendas específicas geradas pela EMC, mas no ano fiscal de 2008 a comercialização de storage representou 4% de seu faturamento, ou 2,4 bilhões de dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail