Home > Dicas

Pare de se afogar em aplicativos no iPhone e Mac

Dicas mostram como evitar que seus aparelhos da Apple fiquem bagunçados e "tomados" por muitos apps que não são mais usados.

Macworld / EUA

22/03/2013 às 14h46

appsexcesso_43501.jpg
Foto:

Atualmente tenho 287 aplicativos no meu Mac e dezenas no meu iPhone e iPad. Mas quando olho de perto, tenho de admitir que não uso uma parte deles há algum tempo. Na verdade, nem lembro para quê alguns servem (ou deveriam servir). Se você é como eu, sabe que poderia manter essa coleção de apps para sempre. Mas se estiver com pouco espaço de armazenamento, ou se apenas quiser arrumar sua pasta Aplicativos, sua biblioteca do iTunes, e as telas do seu aparelho iOS, a hora de fazer mudanças (e cortes)  é agora. Confira abaixo algumas dicas para selecionar, encontrar e apagar aplicativos que você quase nunca usa.

Descarte apps não-utilizados no Mac

Minha primeira regra, quando estou “limpando” meu Mac, é apagar aplicativos se não sei o que eles fazem. Esse é geralmente um sinal de que não os uso há um bom tempo. (Mas certifique-se, antes de apagá-los, de que possua um backup ou de que possa baixá-los novamente. Apesar disso ser possível com a maioria deles, alguns desses apps podem ser versões antigas que não estão mais disponíveis.)

Se quiser ver a última vez que abriu seus aplicativos, vá para a pasta Aplicativos (Applications) no Finder, e mude para a visualização Lista (List) ao selecionar Visualizar > Como Lista, ou ao apertar Command+2. Você verá colunas mostrando o nome de cada app, a data em que foi modificado, e o tamanho de cada um. Mas há outra coluna útil que você pode adicionar a essa visualização. Pressione Command+J e selecione Data da Última Abertura (Date Last Opened). Quando fizer isso, aparecerá uma coluna Última Abertura. Clique nela para organizar por data; os apps abertos mais recentemente ficarão no topo da seleção. Clique novamente para alterar a ordem de classificação para que as datas mais antigas apareçam em primeiro.

appsexcesso01.png

Você pode ficar surpreso quando fizer isso; sei que fiquei enquanto escrevia esta reportagem. Tenho aplicativos no meu Mac que não abria desde 2006, mas que mantenho apenas “em caso de precisar”. Não é preciso dizer que esses provavelmente não são atualizados desde essa data – na verdade, quando você atualiza um aplicativo pela Mac App Store, sua data de última abertura vai mudar para a data atual.

Apague apps no Mac

Existem duas maneiras de apagar os aplicativos de Mac que você não precisa mais. A primeira, e mais simples, é simplesmente selecionar um app e apertar Command+Delete, o que move o software para o Lixo. Se quiser apagar apps que instalou pela Mac App Store, e alguns que tenha instalado usando um instalador, pode ser necessário digitar o nome de usuário e senha do administrador, caso você não seja o usuário administrador do Mac.

Alguns aplicativos precisam ser removidos com “desinstaladores” (uninstallers) que também apagam os arquivos de suporte do app. Exemplos de apps assim são utilitários que monitoram seu disco rígido (HD) ou atividade de rede, programas de segurança como antivírus ou software de controle para pais, e aplicativos que instalam itens extras na barra de menus ou ferramentas adicionais.

Se tiver alguma dúvida, verifique o site do fabricante para um “uninstaller”. Ou apenas use um aplicativo que faça isso. Gosto do AppZapper (US$13). Ele remove coisas como arquivos de preferência e alguns outros arquivos de suporte.

Busque aplicativos antigos em aparelhos iOS

Com o espaço de armazenamento limitado no iPhone e iPad, é quase sempre uma boa ideia “limpar a casa”, especialmente porque determinados aplicativos – como games – podem ocupar centenas de MB.

Assim como no Mac, existem dois modos para apagar aplicativos em um aparelho iOS. O primeiro deles é tocar e segurar o dedo apertado em um ícone até que todos na tela comecem a se mexer. Você verá então um ícone X no canto superior esquerdo de alguns dos ícones de apps. (Os aplicativos da Apple não mostram esse ícone X – não é possível apagá-los). Toque no X do ícone de um app para apagá-lo, então toque em Apagar/Delete no alerta de confirmação que aparecer.

O outro modo de apagar os apps é por meio do app nativo Ajustes. Acesse a seção, depois Geral > Uso. Você vai ver a quantidade de espaço que os 10 principais aplicativos usam no seu aparelho. É possível tocar em Mostrar Todos (Show All) para exibir todos os apps que você tem.

appsexcesso03.png

O espaço usado pelos apps inclui os arquivos deles. Assim, no meu iPhone, o app Música diz que usa 24GB. Se encontrar aplicativos que não usa mais, toque no nome deles, então em Apagar App (Delete App) para removê-lo. Note que isso apaga o app e suas configurações. Dessa maneira, caso apague “Angry Birds”, também vai dar adeus às configurações que armazenam quais fases você já completou.

appsexcesso04.png

Apague aplicativos iOS no iTunes

Apesar de ser fácil apagar aplicativos no seu aparelho iOS, você também pode fazer isso pelo iTunes no seu Mac. A biblioteca de Apps armazena todos os aplicativos que você baixou – gratuitos e pagos – que podem ser sincronizados com o seu iPhone, iPad e iPod Touch. Como você pode baixar esses apps novamente (a não ser que tenham sido retirados da App Store), é possível apagar com segurança qualquer app não use mais. Tente começando lembrar quais são aplicativos gratuitos que você baixou apenas para testar. Então, direcione seu alvo para os games que não joga mais.

Você não pode ver a data em que dou um app pela última vez no iTunes, mas é possível visualizar a data de compra do software. Quando estiver na biblioteca de Apps, clique em Lista (List) na barra de navegação, depois em Data de Compra (Purchase Date) para organizar os apps, assim como fez no Finder anteriormente. Clique novamente para organizá-los do app mais antigo para o mais recente. Também há uma coluna chamada Data de Adição (Date Added); em alguns casos, essa data é anterior à data de compra e em outras é posterior.

O simples fato de um app ser antigo não significa que você não tenha usado, obviamente. Verifique seus aparelhos iOS para ver se apps específicos estão lá. Você pode ter baixado-os, testado, e então apagado. Caso seja o caso, apague-os do iTunes (para fazer isso, selecione um app, aperte Command+Delete, e então clique em Mover para o Lixo/Move to Trash).

É uma boa ideia fazer periodicamente essa limpeza de apps no Mac e em seus aparelhos iOS. É algo fácil de fazer e pode te economizar muito espaço.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail