Home > Dicas

Passo-a-passo: 5 upgrades no seu notebook que você pode fazer

Um laptop pode receber componentes novos como memória, HD, conexão Bluetooth, rede sem fio e até um drive óptico novo

Christopher Null, da PC World/EUA

29/07/2008 às 18h57

Mesa-notebook.jpg
Foto:

Quer melhorar o desempenho de seu notebook? O senso-comum sempre disse que você deveria simplesmente comprar um novo. Mas saiba que é possível deixar esse pensamento de lado: mexer no interior de um laptop pode não ser tarefa para uma tarefa muito simples ou para quem não tem paciência, mas se você consegue lidar com uma chave de fenda, e se a visão de um circuito eletrônico não assusta, um upgrade pode ser uma solução bem mais barata para dar sobrevida ao se computador portátil.

Antes de começar, tenha em mente esses pontos essenciais:

•    Vários desses upgrades irão acabar com a garantia do notebook.

•    Alguns procedimentos podem danificar seu portátil. Se você não se sente seguro, deixe a tarefa para um profissional.

•    A maioria dos fabricantes fornece instruções de desmontagem nos manuais, que geralmente podem ser achados na seção de suporte dos respectivos websites.

•    Tire a máquina da tomada e remova sua bateria antes de fazer qualquer outra coisa. Além disso, para evitar danos de eletricidade estática, use uma pulseira de aterramento.

•    Você vai precisar de um jogo de chaves de fenda, incluindo de cabeça chata, Phillips e talvez até Torx.

•    Falando em parafusos, mantenha-os organizados enquanto faz a remoção. Você terá que lembrar de onde eles vieram na hora de remontar.

•    Preste muita atenção à fiação. Os laptops têm canais específicos por onde os fios devem correr; uma fiação colocada de forma imprecisa pode ser pinçada ou pode fazer com que outros componentes não se encaixem corretamente.

blackfriday50889ciodgf.jpg

•    Independentemente de qual máquina você esteja trabalhando, a primeira coisa a fazer é upgrade da BIOS. Você vai precisar de BIOS atualizada para ter suporte a componentes mais novos.

•    Nem todo componente do laptop pode ser alvo de upgrade. Alguns podem estar soldados ou encaixados permanentemente.

Nesse passo-a-passo, vamos mostrar como realizar cinco upgrades comuns e não tão comuns que podem ser feitos em um notebook. As descrições foram feitas tomando por base nossas máquinas de testes: um Dell Inspiron E1505 e um Dell Inspiron 6000.

Deve-se frisar que o design dos portáteis varia muito; até máquinas do mesmo fabricante pode
ter designs diferentes e, portanto, métodos de desmontagem
completamente diversos.

Por isso, não espere encontrar aqui um descritivo exato, do tipo  “desparafuse aqui e
conecte ali”, mas sim informações gerais de como realizar cada etapa do processo.

Memória RAM
Tempo necessário: 10 minutos

Acrescentar ou substituir memória sempre foi uma das tarefas mais fáceis de fazer num laptop, e mesmo usuários iniciantes de computador não devem ter dificuldade.

Nos testes que realizamos, esse upgrade foi o que causar o maior impacto. No Dell Inspiron 1525, um upgrade de 1GB para 2GB de RAM (custo: 50 dólares) aumentou a pontuação do laptop no WorldBench 6 de 57 para 62.

Dica rápida: Use o System Scanner, da Crucial, para saber que tipo de módulos de memória RAM você precisa. Saiba que se pode misturar módulos antigos e novos, mas algumas máquinas podem obter um melhor desempenho se você instalar um par casado de unidades DIMM idênticas.

A maioria dos laptops possui um painel na parte de baixo que, quando removido, deixa exposto os slots DIMM para RAM.

Para remover o painel – que em muitos casos é marcado com uma letra M (de memória) ou com a imagem de um chip de RAM – solte o parafuso ou parafusos que o seguram.

Geralmente um único parafuso segura o painel no lugar, mas em alguns laptops podem usar até oito.

Alguns modelos, porém, exige que se remova o teclado para chegar aos slots. Caso precise removê-lo, faça o seguinte:

•    Remova as juntas da capa do laptop alavancando o plástico.

•    Solte o teclado retirando os dois parafusos que o prendem, levante-o e desplugue o conector

Para remover um módulo antigo de RAM, puxe suavemente os clips de metal presos no final de cada um. Uma vez soltos, eles devem saltar um pouco. Puxe-os suavemente para fora.

Coloque sua nova RAM da mesma forma, até que esteja completamente encaixada no slot; depois, pressione-os para baixo horizontalmente. Os clips para prendê-los vão encaixar automaticamente.

Re-encaixe o teclado (se for o caso) ou feche a tampa do compartimento da memória. Reinstale a bateria e ligue a máquina. Seu computador deverá reconhecer automaticamente a mudança de RAM.

Disco rígido
Tempo necessário: 60 minutos

Trocar o HD de um laptop é uma tarefa em geral não muito complicada, e a troca física pode ser feita em poucos minutos. Mas transferir dados de um disco antigo para um novo requer um pouco mais de planejamento, e em geral, leva cerca de uma hora.

Essa tarefa simples pode dar a você não apenas mais espaço para armazenamento, mas também melhor desempenho. Nós fizemos um upgrade de um drive de 120GB e 5400 rpm para um modelo de 200GB e 7200 rpm, elevando a marca do sistema no WorldBench 6 de 57 para 61.

Os discos rígidos geralmente são acessíveis por meio de um painel lateral de seu laptop (mas há modelos em que estão localizados na parte de baixo, como os módulos de memória) e são presos por parafusos na parte de baixo. Remova os parafusos e então puxe o disco para fora da máquina.

Alguns drives vêm presos dentro de um compartimento. Se for o seu caso, remova os parafusos que mantém o drive prenso a ele e solte o drive. Coloque o novo disco em seu lugar e substitua todos os parafusos na ordem inversa.

Se você for reinstalar o Windows do zero, faça o boot a partir de seu disco de inicialização e vá em frente. Por outro lado, se quiser reproduzir seus dados e programas antigos exatamente da mesma forma que estavam antes, pense em usar um software de clonagem para fazer uma cópia exata do disco antigo.

Conseguimos um bom trabalho com o Clonezilla (clonezilla.org), uma ferramenta gratuita que segue apenas uma linha de comando, mas é bem intuitiva e bastante rápida. Por último, clone seu antigo (e agora externo) HD em seu novo (e agora interno) disco e dê um boot normalmente. Pronto.

Drive óptico
Tempo necessário: de 5 a 20 minutos

Você gostaria de evoluir de um drive de CD-ROM para um gravador de DVD, ou talvez até um drive de alta definição? Se seu laptop tem uma baia modular de drive óptico (equipada com um ejetor de algum tipo), substituí-lo será fácil.

Compre o drive novo ou aproveite o de uma máquina compatível. Com o laptop desligado, ejete o drive antigo e instale o novo.

Se seu notebook não tiver uma baia modular de drive, a substituição também deve ser relativamente simples: em geral, um único parafuso segura o drive no lugar.

Deparafuse-o, puxe o drive para fora, insira o novo e recoloque o parafuso. Não se esqueça que será necessário instalar os drivers que vêm com o novo dispositivo.

Tenha em mente que o drive substituto deve ter sido projetado para uso em seu notebook especificamente.

Assim, compre diretamente do fabricante original, se possível. As vantagens? Pra começar, isso garante que você terá as configurações corretas de canal IDE para o drive (que em geral não podem ser alteradas).

E tem mais: encaixar o faceplate no drive pode ser complicado, além de ser fácil quebrá-lo quando removemos o drive original. E os fabricantes colocam o botão de ejetar em locais diferentes, o que significa que, com o drive errado, você não poderá usar o faceplate de modo algum.

Em vários casos, um drive óptico novo irá funcionar sem ajustes extras. Se o seu não funcionar, no entanto, baixe o driver apropriado. Talvez você tenha que procurar em modelo completo caso não obtenha o drive com o fabricante de seu notebook.

Bluetooth
Tempo necessário: 10 minutos

Diversos laptops vêm com fiação e circuitos já embutidos para suportar um cartão de Bluetooth, ainda que não venham com o cartão propriamente dito instalado. Mas, para evitar problemas de compatibilidade, você deve comprar seu módulo de Bluetooth diretamente com o fabricante de seu laptop.

No nosso Dell Inspiron 1525, achamos o conector para Bluetooth atrás de uma pequena porta na baia da bateria.

Simplesmente abrimos a porta, puxamos os fios para fora e conectamos o módulo de Bluetooth (foto 1). Em algumas máquinas, o módulo está localizado próximo do slot para cartão sem fio; em outras, fica embaixo do teclado.

Reinicie e então baixe e instale os drivers corretos do site do fabricante do seu laptop.

Cartão sem fio
Tempo necessário: 15 minutos

Fazer upgrade do cartão wireless é geralmente tão fácil quanto fazer upgrade da memória RAM. Na verdade, em algumas máquinas, tanto o cartão Wi-Fi quanto a RAM ficam localizados sob o mesmo painel.

O segredo é certificar-se de que instalou um componente compatível. A maioria dos laptops fabricados há alguns anos usam cards Mini PCI, enquanto os mais novos utilizam padrão Mini PCI Express.

Esse último modelo possui dois jogos separados de conectores no lado mais estreito, enquanto os Mini PCI têm apenas um.

Mesmo se o cartão que você escolher tiver o conector correto, ele pode não funcionar no seu laptop: é pouco provável que você possa fazer upgrade de seu cartão 802.11b para um 802.11n.

Isso ocorre por que poucos cartões Mini PCI  802.11n foram fabricados. Mas há boas chances de você encontrar um card 802.11a/b/g que funcione. Além disso, vários sistemas que vieram com cartões 802.11g podem passar por um upgrade e alcançar o padrão 802.11n.

Para evitar incompatibilidade de firmware, recomendamos que você obtenha esse componente diretamente do fabricante do seu laptop; de qualquer forma, ele deve ser vendido especificamente para seu computador.

Uma vez que você tiver em mãos o componente correto, o upgrade será facílimo.

Se seu cartão wireless estiver abaixo do teclado – como o nosso – remova-o e localize o cartão  e desconecte os dois fios de antena (um branco e outro preto) puxando exatamente pelos conectores; não puxe os fios propriamente ditos .

Se precisar retirar o teclado, siga esses passos:

•    Remova as juntas da capa do laptop alavancando o plástico.

•    Solte o teclado retirando os dois parafusos que o prendem, levante-o e desplugue o conector

Remova o cartão antigo puxando as duas fitas que seguram o cartão pelas laterais e depois puxe o cartão para fora. Coloque o novo cartão e re-encaixe as antenas apertando os conectores exatamente nos plugs.

Se seu cartão wireless estiver localizado na parte de baixo da máquina, vire-o para a posição correta, remova o painel apropriado e siga as instruções acima.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail