Home > Dicas

Pastebud traz recurso de copiar e colar ao iPhone

Script usa "favoritos" no Safari e no Mail para realizar função inexistente no sistema operacional do iPhone.

Dan Moren, Macworld/EUA

15/12/2008 às 16h36

Foto:

"Copiar e colar" é um dos recursos inexistentes no iPhone, e um dos principais limitadores do seu sistema operacional. Diversos desenvolvedores já tentaram fazer isso, como o aplicativo MagicPad e o framework OpenClip, mas eles eram limitados em relação ao que poderiam criar sem apoio da Apple. Agora, o Pastebud faz parte dessa lista.

O Pastebud é uma "cura" para a falta de copiar e colar no iPhone que usa a web como solução. Ela usa dois bookmarks JavaScript para permitir copiar informações entre o Mail e o Safari. Você acessa o site do serviço e configura os favoritos - no Safari ou no computador (para sincronizar com o iPhone) com botões de Copy e Paste.

pastebud-internaAo acessar o comando Copy no navegador, o Pastebud abre uma "área de transferência" com o texto da página que você está visualizando. Arraste seu dedo pelo texto para selecionar o que será copiado - dá para criar um e-mail com esse texto, ou armazenamento na memória para colar posteriormente. Quando você vai colar um texto em outra página da web (com algum campo de entrada de dados), use o marcador Paste para colar a informação.

E funciona? Na maior parte das vezes, sim (o Safari travou uma vez). Mas não é uma coisa intuitiva. Selecionar o texto é complicado, deixando claro porque a Apple não optou por esse meio para copiar e colar. Mais irritante ainda é copiar e colar um endereço da web - a não ser que a URL esteja no corpo do texto que você está copiando.

E, claro, só funciona no Safari e no Mail. Tudo bem, é onde mais se precisa cipiar e colar, mas o Pastebud não nos convence que os donos de iPhone vão deixar de usar certos aplicativos por conta da novidade.

Os criadores do Pastebud dizem que pretendem criar novos recursos, incluindo compatibilidade com SSL e customização. Embora seja gratuito, o Pastebud alerta toda vez que você cola um texto para pagar uma taxa de 5 dólares pela versão completa (que tem como única diferença o fato de não mostrar a informação dos 5 dólares).

De qualquer modo, o interesse no Pastebud é um sinal para a Apple de que os usuários querem copiar e colar textos no iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail