Home > Notícias

Patch Tuesday de novembro pode travar alguns PCs com Windows

Falha lembra "tela azul da morte", só que exibe tela preta. Pacotes de segurança são mais afetados.

IDG News Service

30/11/2009 às 15h31

Foto:

O Patch Tuesday de novembro, último pacote de atualizações de segurança da Microsoft, pode travar alguns PCs e exibir uma tela preta. O problema afeta o Windows 7, Vista e XP, segundo o chefe executivo da companhia de segurança Prevx, Mel Morris.

A Prevx foi alertada sobre o problema na semana passada, por usuários do seu software de segurança, afirmou Morris. Aparentemente, a Microsoft fez mudanças na lista de permissões (ACL) para o usuário que estiver logado no sistema.

O ACL interage com as chaves de registro, criando recursos visíveis na área de trabalho, como a barra de tarefas. As últimas atualizações mudaram algumas dessas chaves, e os aplicativos que não tomam conhecimento dessas mudanças não rodam corretamente, causando a tela preta.

Pacotes de segurança
Aplicações de segurança parecem ser particularmente afetadas. Usuários de outros softwares de segurança também reclamaram sobre o problema, tentando até reinstalar o sistema operacional para resolvê-lo.

Uma correção foi lançada pela Prevx, ajustando o registro de acordo com as configurações de ACL, que deve resolver o problema, segundo Morris. A companhia disse que ainda não comunicou a Microsoft, mas enviará uma cópia da correção para a empresa.

A Prevx publicou mais detalhes sobre o problema em seu blog, e disponibilizou a correção, que é gratuita.

Em 10/11, a Microsoft liberou 15 correções para vulnerabilidades em produtos como Windows, Windows Server, Excel e Word.

O Windows tinha pelo menos 10 problemas diferentes que poderiam causar uma tela preta, disse Dav Kennerly, que trabalha no suporte da Prevx.

Representantes da Microsoft não foram encontrados para comentar sobre o caso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail