Home > Notícias

Patente revela iMac com tela touchscreen e MacBook tablet

Desktop teria mecanismo para determinar automaticamente o uso com mouse e teclado ou com os dedos; Apple também estaria preparando uma mistura de tablet com notebook

Macworld / Reino Unido

24/08/2010 às 12h22

Foto:

Um blog sobre patentes da Apple afirma que a companhia tem planos para um computador desktop iMac com tela sensível ao toque, além de um tablet no estilo do portátil MacBook. A patente 006210 A1 da empresa foi registrada no início deste ano. O blog Patently Apple destaca o chamado "iMac Touch", prometendo: “nós finalmente conseguimos a informação mais importante sobre o iMac Touch e isso é fantástico.”

O site alega que a patente, registrada na Europa, mostra um desktop no estilo de um iMac rodando os sistemas Mac OS X e iOS (sistema móvel da Apple). “Imagine ter um iMac em seu desktop e um iPad gigante no minuto seguinte. Imagine jogar iGames nesta máquina dos sonhos – Uau! Imagine ler um livro de página dupla nisso – Inacreditável!”

Exageros à parte, a combinação ofereceria o melhor dos dois mundos, segundo o Patently Apple, permitindo funcionalidade touchscreen para aqueles aplicativos que se beneficiam de gestos manuais, combinado com os programas que fazem uso de um modo mais tradicional, com mouse e teclado.

patent1.jpg

 Do seu jeito: novo 'iMac Touch' permitiria a escolha da melhor forma de trabalho, com os dedos ou com mouse e teclado

De acordo com a patente, o suporte do "iMac Touch" é mostrado posicionado em um ângulo baixo, que permite aos usuários trabalhar diretamente na tela.

O Patently Apple sugere que o "iMac Touch" poderia sentir uma mudança na orientação da tela touchscreen e reagir de acordo com isso. “Um acelerômetro na tela poderia sentir a força da gravidade ao longo de um eixo, e a força medida poderia ser usada para determinar o ângulo da tela, em relação à superfície em que estiver colocada. Uma transição entre os modos de input poderia ser realizada quando o ângulo vertical (tilt) da tela cruzasse um ângulo pré-determinado.”

Além disso, o site aponta um sensor de rotação, que poderia ser montado em um suporte ajustável da tela ou que o display poderia incluir uma área sensível ao toque, localizada onde um usuário normalmente segura o dispositivo, para alterar a orientação da tela. A tela mudaria automaticamente do modo de input sensível ao toque para um modo de input com mouse e teclado.

patent2.jpg

 Imagem publicada pelo Patently Apple mostra como funcionaria o suporte do 'iMac Touch'

A posição determinaria qual sistema operacional seria usado, sendo o Mac OS X para uso com teclado e mouse e o iOS quando a tela estiver quase plana para uso touchscreen. O Patently Apple sugere que a transição entre os dois modos seria um processo automatizado, com a habilidade de se ajustar o limiar para 60 ou 90 graus, por exemplo, quando a mudança entre os dois sistemas operacionais fosse realizada.

A patente da Apple para o suporte inclui uma base mais baixa (309), um braço (311), uma coluna de fixação (313) e uma base dobradiça (317). As imagens 3 e 4 da patente incluem um sensor de rotação (319) em uma coluna dobradiça (317) e um sensor de rotação inferior  (321) em uma base dobráve; (315).

patent3.jpg

 Outro produto que a Apple estaria preparando é um MacBook Tablet, no mesmo estilo do 'iMac Touch'

“Uma possibilidade interessante é que você poderia operar um aparelho periférico juntamente com o iMac Touch, como um iPhone, por exemplo, podendo atender uma ligação, realizar uma chamada, alterar configurações do telefone e por aí vai”, afirma o Patently Apple.

O site também descreve um potencial "MacBook Tablet", que poderia se transformar de um notebook da Apple para um tipo de aparelho touchscreen parecido com o iPad, usando a mesma combinação dos sistemas Mac OS X e iOS planejada para o chamado "iMac Touch".

As possibilidades sugeridas pela patente vão de encontro com uma matéria do site DigiTimes, que sugeria que a Apple tinha planos para lançar neste ano um computador tudo-em-um com uma tela sensível ao toque de 22 polegadas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail