Home > Notícias

PC com tecnologia do Kinect deve ser lançado até junho

Empresa dona da tecnologia de sensores quer levar sua criação a novos produtos; micro da Asus que será mostrado na CES, em Las Vegas, é um deles.

PC World/EUA

05/01/2011 às 15h50

Foto:

Acredito que a maioria de vocês não sabe que a tecnologia utilizada pelo Kinect, o sensor de movimento, não pertence à Microsoft, mas a uma companhia com sede em Israel, a PrimeSense.

Em atividade desde 2005, eles se descrevem como “uma empresa de semicondutores que revoluciona a forma como dispositivos digitais enxergam o mundo”. Já o componente usado pelo Kinect chama-se PrimeSense Immersive Natural Interaction (Interação Natural Imersiva da PrimeSense) e não deverá se restringir ao Xbox 360. Ainda este ano, poderemos ver computadores tirando proveito da mesma funcionalidade que incrementou as vendas do console.

A companhia israelense firmou parceria com a Asus para ajudá-la a lançar PCs com interatividade mais amigável, a fim de que eles ocupem espaços casuais, como a sala de estar. Para isso, a máquina usaria redes de conexões sem fio.

Mais detalhes deverão ser divulgados na CES de Las Vegas, que começou nesta quarta-feira (5/1) e termina no domingo (9/1). Lá, o computador poderá ser testado. Dentre os recursos prometidos, navegação por conteúdo multimídia e o manejo do browser, tanto para portais quanto para redes sociais; tudo a partir de gestos, lógico.

As primeiras unidades do aparelho deverão chegar às lojas no segundo trimestre de 2011. Uma loja online de aplicativos – voltados, provavelmente, ao uso do dispositivo sensível a gestos - também é possível.

Não está claro como será a disputa pelo mercado daqui para frente. Já se falava de um computador da Microsoft que usaria a mesma tecnologia do Kinect, mesmo antes do anúncio da Asus. Agora, a máquina da fabricante de Taiwan suportará jogos também? Como ficará o Xbox 360 a partir daí?

O que se sabe até o momento é que a PrimeSense não ficará só com consoles de videogame e computadores. Ela afirma que pretende incorporar suas ferramentas, também, a TVs e set-top boxes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail