Home > Notícias

PC? Não, obrigado, vou levar um tablet…

Vendas mundiais de computadores ficaram abaixo do esperado no quarto trimestre de 2010; entre os motivos, aumento da demanda por equipamentos como o iPad

Redação do IDG Now!

13/01/2011 às 13h04

Foto:

As vendas de PCs no mundo ficaram abaixo do esperado no quarto trimestre de 2010, segundo a IDC, que aponta o aumento da demanda pelos tablets, e a retração de gastos por parte dos consumidores como os grandes responsáveis pelo resultado registrado no período: venda de  92,1 milhões de PCs. É um crescimento de apenas 2,7% em relação ao mesmo período de 2009. A própria IDC havia previsto inicialmente um crescimento de 5,5% no período.

Com o resultado do quarto trimestre, as vendas mundiais de PCs totalizaram 346,2 milhões de unidades em 2010, segundo a IDC, com crescimento de 13,6% em relação a 2009.

A popularidade dos tablets como o iPad, da Apple, já começa a impactar a demanda por PCs, segundo David Daoud, diretor de pesquisas da IDC. "Os consumidores estão gastando menos do que costumavam", e parte desses recursos estão sendo direcionaodos aos tablets.

Como muitos modelos de tablets com o sistema Honeycomb, ou Android 3.0, estão para chegar ao mercado neste primeiro trimestre de 2011, a expectativa da IDC é de que esses equipamentos continuem a roubar parte dos recursos antes destinado pelos consumidores à aquisição de PCs _ netbooks, em especial. Uma das principais fabricantes de netbooks, a Acer, viu suas vendas caírem 15% no quarto trimestre de 2010, para 9,8 milhões de unidades.

Em 2010, a IDC havia previsto que a venda de tablets chegasse a 40 milhões de unidades em 2011. Mas a empresa já pensa em rever esse número. A previsão do Gartner, por sua vez, é de que a venda de tablets chegue a 54,8 milhões de unidades este ano.

HP mantém liderança

Ainda segundo a IDC, a Hewlett-Packard manteve a sua posição de líder mundial do mercado de PCs, apesar de suas vendas terem caído 0,9% no quarto trimestre de 2010. A companhia vendeu cerca de 18 milhões de PCs no período, assegurando 19,5% do market share.

A Dell ocupa a segunda posição no mercado mundial de PCs, com 11.140.000 unidades vendidas no quatro trimestre de 2010. Um crescimento de 4,2% em relação ao desempenho no quatro trimestre de 2009. O que dá a empresa uma quota de mercado de 12,1%.

A Acer ficou em terceiro lugar, seguida de perto pela Lenovo, cujos embarques subiram 21,1%, para 9,5 milhões de unidades. A Toshiba aparece na quinto posição, com crescimento de vendas de 12,1% no quarto trimestre de 2010.

 

Apesar do rápido crescimento dos tablets, a IDC está mantendo em dois dígitos a previsão da taxa de crescimento para as vendas de PCs este ano, graças às empresas que serão obrigadas a atualizarem seus parques.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail