Home > Notícias

PCs com Windows são alvo de malware em perfis contaminados do Facebook

Praga em perfil malicioso na rede social envia mensagem com link para site que detecta sistema Windows e instala malware.

PC Advisor/Reino Unido

17/10/2008 às 11h50

Foto:

Perfis falsos no Facebook que alegam oferecer vídeos gratuitos infectam micros que tenham o sistema Windows, segundo alerta da F-Secure. A consultoria de segurança afirmou que os infectados terão seus perfis seqüestrados, enquanto uma mensagem será enviada a seus amigos com um link para o vídeo no YouTube.

Ao clicar no link, o usuário é enviado para um site malicioso que checa a versão do sistema operacional antes de direcioná-lo a uma página onde é exigido o download de uma suposta atualização do Flash.

Na verdade, o software é um malware que, instalado, seqüestra o perfil no Facebook do usuário e começa o processo novamente, desta vez enviando um link falso a seus amigos.

Caso a praga perceba outro sistema além do Windows, ela envia o usuário à página inicial do YouTube e não compromete o micro. "Este método de propagação é efetivo porque a mensagem é supostamente publicada por um amigo", afirma a F-Secure em seu blog.

"A vítima que receber a mensagem é mais propensa a clicar no link, aumentando as chances de infecção".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail