Home > Dicas

PDF: saiba como editar documentos bloqueados, sem pagar por isso

Programa Foxit Reader permite alterar arquivos nesse formato mesmo que o texto esteja indisponível para edição

Rick Broida

14/03/2011 às 17h40

Foto:

O formato PDF é ótimo para compartilhar documentos, mas também pode ser uma grande dor de cabeça. Por exemplo: você alguma vez já recebeu um arquivo nesse formato contendo um formulário e descobriu que o Adobe Reader não permite que o usuário preencha os campos com seus dados?

Isso acontece quando o PDF é criado sem os direitos administrativos necessários. Em outras palavras, é como se a capacidade de edição dos documentos tivesse sido desativada. Claro que é possível imprimir o arquivo e colocar os dados à mão, porém isso não tira todo o propósito do documento eletrônico?

A solução para isso é utilizar um leitor de PDF que permite editar os arquivos mesmo quando o próprio PDF não deixa. Um ótimo candidato é o Foxit Reader que, entre outras coisas, permite ao usuário adicionar textos a qualquer PDF. Na primeira vez que o usuário rodar o programa, ele irá perguntar se você deseja tornar o leitor de PDFs padrão. Isso depende inteiramente da vontade do usuário – o Foxit é menor, mais leve e menos incômodo que o Adobe Reader, apesar de não oferecer o mesmo nível de segurança da ferramenta da Adobe.

Para editar um PDF, abra o arquivo no Foxit, em vez de fazê-lo do Reader. Em seguida, vá na aba Comments, e navegue até Typewriter Tools > Typewriter Tool. Agora basta clicar em qualquer local do documento que seja necessário inserir texto e começar a digitar. O programa também oferece outras ferramentas, caso você esteja interessado. Ao terminar, é possível salvar o documento, imprimi-lo ou enviá-lo por e-mail. 

O Foxit Reader é gratuito, contudo fique atento para não aceitar a barra de ferramentas do Ask.com, que tenta pegar carona durante a instalação. 

 

foxit01.jpg

 

Destaque para a ferramenta Typewriter: preencha formulários em PDF direto no PC

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail