Home > Notícias

Pé2 é primeiro aplicativo de fotobusca no Brasil

Basta fotografar a capa do DVD para encontrar preços e informações sobre filmes

Cauê Fabiano, Macworld Brasil

20/07/2010 às 19h00

Foto:

Muitas vezes ao pegar um filme emprestado ou olhar uma capa em algum lugar, surge a dúvida a respeito do preço e qual seria o melhor lugar para comprar o produto. É uma pesquisa que dá trabalho e não é sempre que há um computador próximo. O Pé2 foca na praticidade, ao tornar possível obter essas informações rapidamente, simplesmente fotografando a capa de um DVD. 

Desenvolvido pelo estudante de Ciência da Computação da UNICAMP, Marco Vanossi, de 23 anos, o Pé2 (http://www.pe2.com.br) é um aplicativo brasileiro gratuito (disponível na App Storehttp://migre.me/YKOb) que reconhece fotos tiradas com o iPhone. Por meio de um algoritmo o aplicativo pode reconhecer, entre milhares de imagens de um banco de dados,  a capa de um DVD e exibe informações sobre o filme. 

Em nossos testes, a taxa de reconhecimento dos filmes ficou entre 70% e 80%, com alguns títulos (como "Rei Arthur") só sendo reconhecidos na segunda tentativa, e outros como "Jornada nas Estrelas" sendo solenemente ignorados. Obtivemos mais sucesso com imagens das capas encontradas na Internet do que com as capas propriamente ditas, o que indica que as condições da foto, como ângulo e iluminação, podem influenciar os resultados.

Ao identificar a foto, o aplicativo exibe o nome do filme para confirmação e três links: para comparar preços no site Buscapé, informações técnicas no IMDb (Internet Movie Database, na versão português de Portugal, recém inagurada) e no portal brasileiro CinePop. A busca a partir do Buscapé funciona como uma “parceria informal”, embora Vanossi tenha revelado que estabelecerá em breve uma parceria com o buscador online para utilizar o feed XML direto do site.

pé2

A versão 1.4 do Pé2, disponível somente para aparelhos com o iOS4, tem uma interface extremamente simples e possui alguns bugs que, de acordo com o desenvolvedor, são relacionados ao novo sistema operacional da Apple: ao tirar a foto ela muitas vezes não aparece no preview, permanecendo o texto “Nova Foto” que não some ao acessar os links indicados. Outro problema frequente é a identificação de alguns títulos somente em inglês, já que os parceiros que proporcionaram o banco de imagens ao Pé2 utilizaram as capas estrangeiras, o que confunde o buscador de preços.  

Entretanto, devido ao uso de uma interface HTML alguns problemas podem ser corrigidos imediatamente pelo desenvolvedor, dispensando atualizações constantes dos usuários. Enquanto não há previsão para outras versões, Marco Vanossi continua à procura de investidores dispostos a aprimorar o aplicativo. O próximo passo é permitir que o uso do Pé2 em outras versões do iOS e expandir a busca a outros produtos como CD’s e livros, entre outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail