Home > Notícias

Pedra no sapato das operadoras, Skype testa aplicativo para celular

Funções do serviço de VoIP para telefones móveis já funcionam em alguns países, incluindo o Brasil; custo é variável.

IDG News Service/Suécia

25/04/2008 às 14h21

Foto:

O Skype lançou uma versão de testes aberta de seu programa de VoIP (Voice over Internet Protocol) para celulares, com suporte a chamadas, chats e outras funções.

Cerca de 50 modelos de celular de fabricantes como Motorola, Nokia, Samsung e Sony Ericsson já são compatíveis com o serviço. Outros aparelhos também devem rodar o aplicativo, se tiverem suporte á linguagem Java.

As funções do Skype para celular já podem funcionar no Brasil (no Rio de Janeiro), no Reino Unido, na Suécia, Dinamarca, Finlândia, Polônia e Estônia. O download já está disponível no site do Skype.

O custo de cada chamada depende de uma série de fatores. Fazer uma chamada internacional para um contato do Skype será mais barato do que fazer chamadas regulares, porque a cobrança feita pela operadora equivale à de uma chamada local ou nacional.

A empresa não recomenda o uso em outros países, pois o usuário terá que pagar tarifas de roaming da sua operadora.

O preço da ligação para um outro usuário não-Skype se divide em dois: primeiro, o usuário paga a operadora, como faria normalmente, e depois paga o SkypeOut a taxa referente ao destino para o qual ligou. Portanto, só sai mais barato ligar para o exterior via SkypeOut se as
tarifas forem melhores do que as do plano internacional do usuário.

A ligação para outro usuário Skype é tarifada da mesma forma que uma ligação local.

Para enviar mensgaens de texto, o usuário acessa a rede de dados e também paga por isso. Nestes casos, o Skype recomenda o uso de um plano fixo de dados.

No entanto, o tráfego de dados é pequeno. Uma pessoa com 20 contatos, que fica offline por uma hora, usa mensagem instantânea por 10 minutos e faz uma ligação de 20 minutos por dia utilizaria 1 megabyte (MB) por mês, segundo o Skype.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail