Home > Notícias

Pela primeira vez: venda de tablets supera a de netbooks

Segundo dados da ABI Research, a comercialização de equipamentos como o iPad no terceiro trimestre de 2011 chegou a 13,6 milhões de unidades, contra 7,3 milhões dos pequenos notebooks

Redação IDG Now!

25/10/2011 às 11h43

Foto:

No ultimo trimestre, as vendas de tablets ultrapassaram as de netbooks, chegando a 13,6 milhões de unidades, contra 7,3 milhões de computadores ultraportáteis. No primeiro trimestre do ano, foram vendidos 8,4 milhões de netbooks, comparado com 6,4 milhões de tablets, de acordo com informações da empresa de pesquisas ABI Research.

“Essa é uma tendência que não esperamos que seja revertida”, afirmou Jeff Orr, diretor da divisão de dispositivos móveis da ABI Research. “Como os produtos estão em segmentos diferentes, não é um comportamento de substituição direto, mas uma mudança na liderança do tipo de dispositivo mais interessante.” Na liderança do mercado de tablets está o iPad 2, da Apple, com 68% dos o dispositivos vendidos no segundo trimestre deste ano.

Os consumidores estão escolhendo tablets em vez de netbooks para uma série de razões. "Os tablets são notavelmente mais fáceis de usar, em comparação com o teclado e mouse de um netbook.

Aqueles que têm evitado PCs por serem difíceis de usar - acho que a geração Baby Boomer e mais velhos - encontrar nos tablets uma oportunidade de voltar a se engajar com a Internet. O preço, no entanto, certamente não é uma razão para esse aumento de interesse pelo tablet, já que eles custam em média US$ 600,  enquanto um netbook médio custa metade desse valor", disse Orr.

Apesar da expectativa mundial de vendas de 32 milhões de netbooks e 60 milhões de tablets em todo o mundo, ainda há um grande interesse por netbooks em países carentes, onde a presença do PC em residências é menor, juntamente com serviços de banda larga que não estão amplamente disponíveis.

ipad2facetime01300.jpg

iPad: tablet da Apple comanda vitória sobre os netbooks

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail