Home > Notícias

Pequenas empresas estão na mira da Microsoft, Telefônica e Santander

Empresas anunciam pacote de soluções para atender demanda tecnológica do pequeno e médio empresário brasileiro.

Nando Rodrigues, editor da PC World

16/09/2008 às 17h36

Foto:

O Santander, a Telefônica e a Microsoft anunciaram nessa terça-feira (16/09), o SuperTec, conjunto de soluções tecnológicas dirigidas para pequenas e médias empresas.

O projeto envolve financiamento com condições especiais pelo Santander; soluções de conectividade pelo Posto Informático da Telefônica; e de informatização, com a aquisição de hardware e software (sistema operacional Windows Vista, Windows Vista Small Server e Office Small Business), da Microsoft.

Segundo a diretora de marketing e negócio da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, o SuperTec é a primeira parceria do gênero que oferece ao pequeno empresário um modelo flexível o suficiente para que ele escolha o modelo de solução mais adequado às suas necessidades.

“É importante que a empresa possa decidir o que faz mais sentido para ele. Caso entenda que o aluguel é o modelo mais adequado, a pequena empresa pode partir para o Posto Informático; se optar pela compra, poderá buscar qualquer dos parceiros de negócio da Microsoft que estão preparados para atendê-lo”, afirma Paula, lembrando que os parceiros de hardware (desktop e servidores ainda não foram definidos).

Oportunidade
Paula Bellizia se diz otimista com a opção de aluguel. Segundo ela, trata-se de uma solução que resolve o problema de investimento por parte da pequena empresa, sem o impacto no fluxo de caixa que a compra de tecnologia traz. “Com o aluguel, o valor pago se dilui ao longo do tempo e entra [na contabilidade] como custo e não investimento”, ressalta.

Para quem optar pela comprar, o Santander oferece linha de crédito, com taxas a partir de 1,89% ao mês e prazo de três anos, para valores entre R$ 2 mil e R$ 100 mil reais.

No âmbito de software, o SuperTec inclui a oferta de três soluções de gestão financeira. Uma delas, um produto para gerir fluxo de baixa (sem custo para clientes do Santander); software para automatização de processos de compra, vendas, estoque e finanças, da Totvs; e um comunicador instantâneo exclusivo para uso interno na empresa. Esse pacote de aplicações é oferecido ao custo mensal de 35 reais por CNPJ.

Clientes do banco Santander podem se beneficiar de um desconto que varia entre 300 reais e 600 reais, válido tanto para o aluguel quanto compra de computadores. “Com o SuperTec trazemos soluções para as empresas modernizarem-se tecnologicamente, melhorando sua produtividade e competitividade”, diz Edi Viani, superintendente executivo de pessoa jurídica do varejo do Santander.

De acordo com o SEBRAE, existem hoje cerca de 5 milhões de pequenas empresas no Brasil, 54% delas com pelo menos um computador instalado. Dessas, 82% possuem conexão web (apenas metade com acesso em banda larga). “Temos pelo menos 46% desse contingente como mercado potencial para usufruir de uma solução como essa”, completa Paula, da Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail