Home > Dicas

Pequenos ajustes no Firefox podem deixá-lo ainda mais rápido

O navegador da Mozilla tem um desempenho superior, mas saiba que você pode melhorá-lo. É fácil de fazer, mas exige atenção.

Chris Brandrick, para PC World/EUA

04/09/2009 às 15h41

firefox_enfeitado_150.jpg
Foto:

firefox_enfeitado_150.jpgGraças aos vídeos online, aplicativos web, redes sociais e tudo o mais que existe disponível na internet atualmente, os programas usados para acessar a rede mundial têm sido obrigado a fazer cada vez mais e mais rapidamente. Felizmente, com a incorporação de algumas ferramentas e ajustes simples, pode-se melhorar a experiência web do internauta.

O Firefox, navegador da Mozilla que tem se tornado cada vez mais popular, é o paraíso nesse sentido porque suporta uma infinidade de extensões e complementos. Entretanto, conseguir fazer com que o browser de código aberto vá além exige mais que apenas instalar um ou dos add-ons. As dicas a seguir vão ajudar a turbinar o navegador. Confira!

Atenção: alguns dos ajustes indicados a seguir são realizados alterando-se a configuração (about:config) do Firefox. Por isso, recomendamos fazer backup das configurações do Firefox antes de alterá-las. E também, que siga as indicações cuidadosamente. Um passo errado e o navegador não funcionar mais ou ficar instável.

dica_firefox_01.jpg

Primeiros passos
Fazer o navegador da Mozilla ficar mais veloz não é difícil e existem várias maneiras de fazer isso. Uma das mais simples consiste remover motores de busca desnecessários e apagar marcadores e favoritos antigos, quebrados e duplicados das listas que foram salvas pelo usuário. Fazer disso uma ação regular torna o Firefox (e qualquer outro navegador que se utilize) mais rápido.

Leia também: 
>> Dez alternativas para melhorar sua experiência na web
>> Internet Explorer: 5 funções que ele deveria copiar do Firefox 3.5
>> Tire proveito da navegação por abas no Firefox

Para eliminar os buscadores que não são usado, clique no botão drop-down (seta para baixo) localizado imediatamente à direita da caixa de buscas  na barra de ferramentas do Firefox e selecione a opção Organizar pesquisas. Escolha os buscadores que se quer eliminar e clique no botão Excluir.

dica_firefox_02s.jpg

Turbine o Flash
Uma funcionalidade do Firefox faz com que o software tire ‘retratos’ (snapshots) do seu estado atual a cada dez segundos. Cada snapshot registra as páginas que estavam abertas, o conteúdo de formulário e tudo o mais.

Em caso de falhas (ou crash) do navegador que possam levar o software a abortar, o usuário poderá rapidamente voltar ao ponto em que estava ao abrir o Firefox novamente. Entretanto, quando se visualiza conteúdos em Flash, este ‘retrato’ pode causar pausas na reprodução do vídeo.

Para resolver esse problema, basta ajustar a frequência com a qual o Firefox cria tais pontos de restauração. A desvantagem desta ação é que, caso o programa aborte, abas ou janelas abertas mais recentemente podem não ter sido salvas ainda. Mas para quem assiste a muitos vídeos em Flash, pode ser um prejuízo aceitável.

Para alterar esse parâmetro, na barra de endereços do navegador digite about:config e tecle Enter. O Firefox irá apresentar uma tela de advertência, avisando o usuário que ele está entrando em uma área cuja modificação pode comprometer o desempenho do software como um todo. Clique no botão Serei cuidadoso, prometo!

A seguir, utilize a caixa de filtro para localizar o comando browser.sessionstore.interval.

Localizado, clique duas vezes no item para substituir o valor de 10000 (10 mil milissegundos, ou seja, 10 segundos) para algo mais aceitável, como 180000 (o correspondente a 3 minutos)

dica_firefox_02a.jpg

Lidando com add-ons
Quando se instala um novo complemento no Firefox, o aplicativo exibe uma janela pop-up perguntando se o usuário realmente deseja ou não instalar o add-on. O problema é que até isso ocorrer, alguns segundos são desperdiçados por conta do cronômetro regressivo existente no aplicativo.

dica_firefox_03.jpg

Para acabar com isso, faça o seguinte: Com o about:config aberto, localize a entrada security.dialog_enable_delay e altere seu valor para 0 (isso fará com que a instalação do complemento ocorra tão logo ele tenha sido baixado).

dica_firefox_03a.jpg

Quando se está com uma determinada aba aberta e se deseja fazer uma busca usando a caixa de buscas localizada normalmente no topo à direita do Firefox, o resultado costuma ser exibido na mesma aba em que se está por padrão.

Mas nem sempre essa ação é a desejada. Para fazer com que o navegador abra uma nova aba e coloque lá os resultados da busca efetuada, localize no about:config a entrada browser.search.openintab (note que ela está com o valor false) e de um clique duplo nela, para alterar o valor para true.

A próxima etapa consiste em fazer com o que Firefox consiga alocar mais memória RAM para os pacotes de dados que são transferidos. Isto é feito em duas etapas. Na primeira, localize a entrada network.http.pipelining e altere seu valor para true (isso e feito com um duplo clique depois de localizado item desejado).

A seguir, localize a entrada network.http.pipelining.maxrequests e substitua a número de requisições de 4 para 100.

Não é necessário salvar tais configurações, mas algumas delas, para surtirem efeito, podem exigir fechar e abrir o navegador novamente para que comecem a funcionar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail