Home > Notícias

Perfil brasileiro no Twitter com 45 mil seguidores é invadido e zerado

Envolvida em polêmica sobre uso de script para inflar seguidores, Tessalia Serighelli, a @twittess, tem perfil roubado e zerado.

Evelin Ribeiro, repórter do IDG Now!

15/06/2009 às 12h01

Foto:

Envolvida em uma polêmica sobre o uso de scripts para inflar o número de seguidores no Twitter, a publicitária Tessalia Serighelli teve seu perfil @twittess invadido e zerado na madrugada de sábado (14/06), fazendo com que a conta perdesse seus cerca de 45 mil seguidores.

"Minha amiga me ligou avisando que meu perfil continuava igual, mas o nome (de usuário) tinha mudado. Era agora @twittespymaster. Era óbvio que a conta tinha sido hackeada. Tentei mas não consegui entrar, nem recuperar a senha pelo envio para o e-mail", declarou Tessalia.

A publicitária, que assumiu usar um script para seguir mais pessoas, não acredita que tenha sido o script a porta de entrada do invasor ao seu perfil. "Eu usei o script apenas duas vezes e a última foi há quase dois meses", disse.

O script adiciona automaticamente centenas de usuários do Twitter que, em contrapartida, começam a seguir o usuário por reciprocidade, fazendo com que o usuário aumente sua popularidade, criando uma falsa impressão de relevância no serviço.

Como seu nome de usuário foi alterado para @twittespymaster, Tessalia supõe que a invasão pode ter sido causada pelo Spymaster, um jogo online que, como outros aplicativos para o Twitter, pede o nome de usuário e senha. Tessalia era usuária do Spymaster.

O próprio Twitter já recomendou que os usuários tenham cuidado com serviços de terceiros que peçam para inserir os dados de login do Twitter, pois alguns podem esconder golpes.

“Talvez o número elevado de seguidores tenha deixado alguém incomodado.
Ou simplesmente foi pela repercussão em torno (da invasão), que ele
sabia que ia gerar”, analisa para tentar explicar as razões pelas quais a conta foi invadida.

Tessalia afirma que agora está usando o perfil @aliastes até que o Twitter consiga resolver o problema. Na manhã desta segunda-feira (15/06), o @aliastes havia conquistado 866 seguidores.

O antigo perfil (@twittess) continua no ar, com pouco mais de 170 seguidores na manhã desta segunda, com as mesmas informações pessoais definidas pela publicitária antes da invasão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail