Home > Notícias

Perfil: Quem é Tim Cook, o sucessor interino de Steve Jobs?

Visto como detalhista e contido, diretor de operações da Apple já assumiu o cargo de CEO interino em 2004, quando Jobs se afastou para tratar do câncer no pâncreas.

Macworld/EUA

15/01/2009 às 0h31

Foto:

Como diretor de operações da Apple desde 2005, Timothy D. Cook - ou simplesmente Tim Cook - supervisiona cada aspecto das cadeias de suprimentos, vendas e serviços de suporte da Apple, assim como a divisão de Macs da companhia. Agora, ele irá cuidar do dia-a-dia das operações da Apple também, pelo menos até junho, quando o executivo-chefe Steve Jobs voltar da licença para seu tratamento médico.

Em um e-mail enviado na quarta (14) aos funcionários da Apple, Jobs comunicou que sai de licença para cuidar dos seus problemas de saúde. E deixa Cook - figura desconhecida fora da Apple - como CEO interino.

"Eu sei que ele e o resto dos diretores executivos farão um grande trabalho", disse Jobs em sua carta.

tim-cook-internaEmbora Cook tenha aparecido pouco desde que assumiu o cargo quatro anos atrás, ele tem uma reputação forte entre jornalistas de negócios por manter a companhia funcionando sem problemas e fora dos holofotes.

Em um perfil publicado em 2006, o The Wall Street Journal o chamou de "operador contido" que ajudou a resolver as ineficiências nos processos de fabricação que a Apple sofreu em meados dos anos 90. Cook, 48 anos, também tem fama de ser detalhista.

Não é a primeira vez que Tim Cook vira CEO interino. Quando Jobs se afastou, em 2004, para tratar de um câncer no pâncreas, Cook assumiu a função pela primeira vez.

Cook também participa das conferências trimestrais com analistas de mercado, junto com o diretor financeiro Peter Oppenheimer. Ele ainda faz parte do conselho diretivo da Nike e, com isso, é o único executivo da Apple além de Steve Jobs que participa do conselho de outra empresa, de acordo com um extenso perfil de Cook publicado pela Fortune em novembro.

Funcionário da Apple desde 1998, Cook foi contratado por Jobs para cuidar das operações da companhia. De acordo com sua biografia no site da Apple, ele trabalhou anteriormente na Compaq, IBM e Intelligent Electronics. Cook tem um MBA na Duke University e um diploma de engenheiro industrial da Auburn University.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail