Home > Notícias

Perfil típico de jogador de games sociais: mulher de 43 anos

Pesquisa feita com gamers dos EUA e do Reino Unido revela detalhes de um mercado estimado em 1 bilhão de euros.

Redação do IDG Now!

18/02/2010 às 11h03

Foto:

A PopCap Games, criadora dos jogos Bejeweled e Insaniquarium, revelou na quarta-feira (17/2) os resultados de uma pesquisa dirigida aos "social gamers“ do  Reino Unido e dos EUA que jogam games de plataforma em sites sociais como Facebook  e MySpace.

Mais de 24% dos entrevistados afirmaram jogar com frequência nas redes sociais, indicando uma população gamer social de aproximadamente 100 milhões na América e no Reino Unido. E, ao contrário dos estereótipos vigentes, o jogador social médio é mulher e tem 43 anos de idade.

Embora a comparação com a indústria tradicional de videogames seja ainda prematura, o setor de jogos sociais representa uma enorme oportunidade para atingir milhões de consumidores que não possuem videogame em seus lares.

Mercado bilionário
Na avaliação de analistas e pesquisadores europeus da industria de games, em 2010 deverão ser gerados mais de 1 bilhão de euros de receita com os jogos sociais.

A pesquisa ouviu cerca de 5 mil pessoas, sendo que dois terços (aproximadamente 3,3 mil) são americanos. Mais de 1.200 afirmaram jogar em sites de redes sociais e em plataformas convencionais por pelo menos uma vez por semana. Nos Estados Unidos, 55% deles são do sexo feminino, proporção ainda maior nos Reino Unido, onde as mulheres representam 58% desse público.

No que toca a idade, a média dos gamers é de 43 anos, sendo que nos Estados Unidos é de 48 anos e no Reino Unido, de 38 anos. Além disso, 46% dos gamers americanos sociais (e 23% dos jogadores no Reino Unido) têm 50 anos ou mais. O público jovem, com média de idade de 21 anos, representa apenas 6% de todos os jogadores sociais norte-americanos.

gamesshutter_625.jpg

As redes mais acessadas
A pesquisa apontou o Facebook como o principal destino para 83% dos usuários; 24% jogam no MySpace, 7%  no Bebo e 5% no Friendster. No que diz respeito à razão da procura pelos games, 53% dos entrevistados citaram procurar emoção e diversão. Para 45%, os jogos oferecem alívio ao estresse.

Foi observado também os jogos com mais apelo para os usuários. Dentre os citados estão Farmville (69% afirmam jogar uma ou mais vezes por semana), Bejeweled (65%), Texas Hold'em Poker (63%), Café Mundo (61%) e Mafia Wars (59%).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail