Home > Dicas

Nexus One: perguntas e respostas sobre o smartphone do Google

Dispositivo foi desenvolvido em parceria com a HTC, traz bons recursos e a última versão do sistema Android 2.1.

JR Raphael, PC World/EUA

06/01/2010 às 18h38

nexus-one-150.jpg
Foto:

nexus-one-150.jpgO tão aguardado dia chegou. O Google finalmente revelou seu novo smartphone, o Nexus One, na terça-feira (05/01), em evento muito concorrido.

Embora não seja considerado um aparelho excepcional, do tipo matador, ele tem funções poderosas e deve contribuir para a ampliar a participação do sistema Android no mercado de telefonia celular.

Para sanar as dúvidas em torno do aparelho, selecionamos algumas perguntas e respostas para ajudá-lo a entender o que vem a ser o Nexus One.

Leia também:
> Android: 39 dicas e downloads para você fazer mais com o Google Phone
> Confira 44 atalhos pelo teclado para usar em smartphones com Android
> Add-on acrescenta recurso multitoque a smartphones com Android
> Dez aplicativos bacanas para quem já tem um smartphone com Android

Qual a velocidade do Nexus One?
Ele é bem rápido, já que o smartphone utiliza o processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz. Para efeito de comparação, o Motorola Droid (Milestone) utiliza um processador ARM Cortex-A8 de 550MHz; o iPhone 3GS utiliza um chip de 600MHz. O Nexus One também tem o dobro de memória RAM que o Droid e o iPhone, com 512MB embutidos.

Quais as novidades no visor?
O Nexus One possui uma tela OLED de 3,7 polegadas, sensível ao toque, e com resolução de 480 por 800 pixels. O visor do Droid é um bocadinho mais largo, mas também tem 3,7 polegadas e 480 por 854 pixels de resolução, e utiliza a tecnologia TFT-LCD.

Embora a tela do Droid seja considerada superior a do iPhone (3,5 polegadas e 480 por 320 pixels de resolução), os displays OLED são mais brilhantes e com cores mais vívidas que os visores com TFT-LCD.

Quais as dimensões do aparelho?
O aparelho pesa 130 gramas e tem 11,5 milímetros de espessura. Um pouco mais leve e menor que o Droid (169 gramas; 13,7 milímetros de espessura). Bate inclusive o iPhone, que pesa 135 gramas e tem 12,3 milímetros de espessura.

nexus-one-espessura.jpg

Quais as novidades no software?
O Nexus One vem com o sistema Android 2.1, uma atualização da última versão do Android 2.0 (o Droid foi o primeiro a vir com este sistema). E muitas das mudanças e novidades neste aparelho dizem respeito à esta atualização do software.

Entre as novidades está o novo sistema de digitação por voz que fuciona para todos os campos de texto. O Google também incluiu papéis de parede que respondem e que se movem ao toque; uma tela inicial maior, com cinco painéis de aplicativos e não mais três.

Também há um novo sistema de navegação que permite visualizar thumbnails de seus painéis, para que possa acessá-lo diretamente; widgets; galeria de fotos em 3D; e um novo visual para a pasta de aplicativos do Android.

Então o Droid (Milestone) se tornará obsoleto?
Longe disso. As principais diferenças entre o Milestone Droid e o Nexus One estão no desempenho e na tela. O restante está atrelado à atualização para o Android 2.1, que futuramente também estará disponível para o Droid. O Nexus One tem um formato e design diferente, mas isso está mais relacionado ao gosto pessoal.

Todos os telefones com Android terão acesso à atualização 2.1?
Não necessariamente. Um representante da Motorola confirmou que o Droid irá receber a atualização. Mas os outros modelos com Android ainda não tem definição sobre esta situação. A HTC também indicou que alguns modelos da empresa terão acesso à versão 2.1.

Porém, Andy Rubin, representante do Google, explicou que alguns modelos antigos com Android talvez não consigam suportar a experiência completa de uma nova versão do sistema.

nexus-one-speech.jpg

Em quanto tempo a versão 2.1 estará disponível para todos?
Nenhuma data foi anunciada, mas o Google afirmou que a versão 2.1 estará disponível para todos em alguns dias. E a partir daí as atualizações ficarão a cargo dos fabricantes dos dispositivos.

 

 

Há mais alguma novidade no Nexus One, além da atualização do software?
Alguns pequenos retoques foram feitos na parte de hardware, mas nada significativo. A parte frontal granhou uma trackBall que também funciona como sinalizador de status por meio de LEDs coloridos. Também possui um sensor de luz, que ajusta o visor de acordo com o brilho do ambiente, além de um sistema de cancelamento de ruídos, que ajuda a diminuir os barulhos externos quando estiver em uma ligação que funciona utilizando dois microfones.

E a tecnologia multitouch?
Assim como no Droid, o Nexus One terá suporte para multitouch, no que diz respeito ao hardware, mas o software não tem capacidade nativa para permitir tal função.

Porém, um aplicativo chamado Dolphin Browser traz uma navegação totalmente multitouch para a plataforma Android. O programa pode não se integrar por todo sistema operacional, mas fornece boas capacidades para navegar na web.

O Nexus One virá desbloqueado? E poderá ser usado em qualquer operadora?
Esta é uma resposta complexa. Nos Estados Unidos, por exemplo, pode-se comprar o aparelho desbloqueado por 529 dólares ou por 179 dólares em um contrato com a operadora T-Mobile.

Porém, a versão desbloqueada só irá funcionar em rede GSM. E devido às diferenças com as frequências 3G, você só poderá navegar usando a rede EDGE, que é bem mais lenta.

google-nexus-one_200.jpg

É possível comprar em outro lugar senão o site do Google?
Por enquanto não e pelo que os representantes do Google disseram no lançamento do smartphone, isso não deve mudar. Ou seja, as lojas também não terão modelos disponíveis para você testar.

O Google desenvolveu o hardware do Nexus One?
Não. O design e desenvolvimento do hardware do aparelho foram feito pela HTC, embora com orientação dos engenheiros do que criaram o Android. O Google entrou com a parte de software e divulgação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail