Home > Notícias

Personalize o Windows 7 ao seu gosto com o Sunrise Seven

Programa gratuito permite modificar a aparência e comportamento do sistema de inúmeras formas, e é fácil de usar.

Yaara Lancet, PCWorld EUA

06/02/2013 às 16h44

Foto:

Há coisas no Windows nas quais a vasta maioria de nós nunca toca. Olhe para o sistema em seu PC, e depois para o que está no PC de seu amigo. Vocês tem o mesmo Botão Iniciar? Os mesmos itens no menu contextual do desktop? A mesma tela de login e o mesmo tamanho nas miniaturas das janelas na barra de tarefas? Aposto que a resposta para todas estas perguntas é sim.

A razão para essa uniformidade não é uma falta de preferências pessoais, mas a forma como o Windows foi construído. Certas coisas não foram feitas para serem mudadas, então a maioria de nós não muda elas. Mas se você é daqueles que adoraria personalizar todos os aspectos do sistema se isso fosse fácil, vai gostar de conhecer um pequeno utilitário chamado Sunrise Seven.

Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, há algumas coisas importantes que você deve saber sobre este programa: o Sunrise Seven é polonês, e embora no geral esteja traduzido para um inglês aceitável, algumas palavras e termos aqui e ali ainda estão no idioma original. Além disso o programa não é atualizado faz um tempinho, e talvez nunca mais seja. Apesar disso ele é surpreendentemente eficiente, e mais fácil de usar do que você imagina.

sunriseseven_shell-360px.jpg

Com o Sunrise Seven, você pode até mesmo mudar a aparência do Botão Iniciar

O Sunrise Seven é dividido em nove diferentes seções, cada uma lidando com aspectos ligeiramente diferentes do sistema. Antes de fazer qualquer coisa recomendo que você use a opção de criar um ponto de restauração do sistema, localizada no rodapé da janela principal do programa. Ao fazer isso você se protege de problemas em potencial que podem acontecer ao modificar ajustes importantes. Note que algumas das modificações exigem que o Windows Explorer (explorer.exe) seja reiniciado, e outras só serão ativadas se você se deslogar do sistema e logar novamente.

Na aba Quick Adjustment você irá encontrar vários dos ajustes mais populares. A partir daqui você pode adicionar itens como “Copiar para pasta”, “Mover para pasta”, “Encriptar”, “Decriptar”, “Buscar” e mais ao menu contextual. Você pode desabilitar notificações do sistema, remover a palavra “Atalho” e a setinha dos atalhos que criar, desabilitar os pedidos de confirmação do UAC e modificar a aparência da barra de tarefas. Na aba Desempenho você pode controlar o tempo de reação dos menus, a aparência das miniaturas das janelas na barra de tarefas e outros recursos. Você também pode desativar alguns serviços, ou recuperar o estado original deles caso algo saia errado.

A aba Security Settings lhe permite bloquear o acesso a certos aspectos do sistema. Isto é especialmente útil se outras pessoas usam seu computador com frequência, já que você pode impedir que elas acessem o painel de controle, editor de registro, gerenciador de tarefas ou outras áreas sensíveis. Você também pode desabilitar o Windows Update, ou desabilitar apenas a reinicialização automática após uma atualização. Esta aba também permite que você oculte itens do Painel de Controle, mas não consegui fazer esta opção funcionar durante meus testes, e não obtive resposta dos desenvolvedores quando perguntei sobre este problema.

Mas são as duas próximas abas que são realmente interessantes: More Adjusting Options e Explorer and Start Menu. Aqui você pode realmente personalizar a aparência do seu sistema, da transparências das janelas e papel de parede na tela de login ao menu contextual do desktop, itens do Menu Iniciar, tamanho do menu Iniciar e até mesmo mudar o botão que dá acesso ao menu. De fato, há 70 diferentes opções de botão, de todas as formas e tamanhos, inclusas com o programa, só esperando para que você escolha uma.

A última opção interessante é o menu MiniStart, que tem uma aba exclusiva. Ele aparece quando você clica com o botão direito do mouse no ícone do Sunrise Seven na barra de tarefas. Se você fixar o programa na barra de tarefas, pode usar este menu para acessar rapidamente seus programas mais usados, sem “entulhar” a barra com dezenas de ícones. Adicionar o remover programas ao MiniStart é muito fácil, basta localizar o programa em seu computador e dar um nome a ele.

sunriseseven_ministart-360px.jpg

MiniStart cria uma versão em miniatura do Menu Iniciar, só com seus itens favoritos

Há muito mais opções no Sunrise Seven do que as que eu mencionei aqui. Se você é um “fuçador” experiente pode modificar ajustes do UAC, de desempenho e até mesmo rodar uma ferramenta integrada de limpeza e manutenção. Mas mesmo para aqueles que não se aventuram muito a fundo em seus PCs, o Sunrise Seven oferece uma forma fácil de modificar e personalizar muitos dos recursos do Windows 7.

Tenha em mente que o programa não contém qualquer tipo de instruções ou manual, então a única forma de descobrir do que ele é capaz é experimentando. Tenha em mente também que nem sempre há uma opção de “restaurar aos padrões” para devolver o sistema ao estado original, mas você sempre pode retornar a um ponto de restauração do sistema em caso de problemas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail