Home > Notícias

Pesquisa: metade dos funcionários trabalha sem comprometimento

Consultoria Right Management constata que papel do líder é determinante na percepção que os colaboradores têm da empresa.

Redação CIO Brasil

12/03/2010 às 15h05

Foto:

Cerca de metade das pessoas que hoje atuam nas empresas - de pequeno, médio e grande portes - age de forma totalmente descomprometida em relação aos objetivos da organização em que atuam. O dado faz parte de um estudo global realizado pela consultoria em gestão Right Management,
que consultou aproximadamente 30 mil profissionais, dos mais diversos níveis hierárquicos, em 15 países diferentes, incluindo o
Brasil.

O levantamento aponta ainda que 34% das pessoas entrevistadas se mostram totalmente comprometidas com os resultados das organizações. Outros 9% dos funcionários demonstram um compromisso com suas empresas, mas não com suas atuais tarefas e 7% apresentam comportamento contrário: acreditam e agem de acordo com suas funções, mas não têm envolvimento com os resultados corporativos.

De acordo com documento produzido pela consultoria, os líderes corporativos possuem papel determinante na percepção dos funcionários a respeito das empresas, o que influencia diretamente o comprometimento deles.

A pesquisa elencou as práticas de liderança que mais estimulam os colaboradores:

1) Reconhecimento e valorização do trabalho realizado;
2) Percepção de atuar em organizações bem-sucedidas;
3) Confiança de que os líderes têm plena capacidade para implementar estratégias e obter sucesso;
4) Certeza de que a estratégia da organização é comunicada de forma eficaz, permitindo que os funcionários possam exercer uma função significativa.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail