Home > Notícias

Pesquisa mostra que jogar videogame é bom para os adolescentes

Experiências originadas em jogos são diversas e incluem importantes ferramentas de engajamento social, mostra pesquisa.

Redação do IDG Now!

17/09/2008 às 10h03

Foto:

Uma pesquisa norte-americana revelou que as experiências de jogar videogame são ricas e variadas, com uma quantidade significante de interação social e potencial para engajamento cívil.

A primeira pesquisa nacional do tipo, iniciativa do Pew Research Center, descobriu ainda que, na prática, todos os adolescentes norte-americanos jogam games em computadores, consoles ou celulares.  Os questionários foram aplicados em 1102 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Pelo menos metade deles jogam todos os dias.

As experiências de jogar são diversas e os mais populares giram em torno das categorias corrida, esporte, ação, aventura e quebra-cabeça (lembrando que a pesquisa também inclui jogos de celular).

Jogar videogame também gera socialbilização, pois a maioria dos adolescentes jogam games com outras pessoas, ao menos parte do tempo e podem incorporar muitos aspectos da vida civil e política.

Outra importante conclusão é que jogar videogame, às vezes, envolve exposição a conteúdos 'maduros', e quase um terço dos adolescentes que jogam games que estão listados como desapropriados para suas idades.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail