Home > Notícias

Pesquisa revela que gamers podem ter melhor controle sobre sonhos

Psicóloga canadense comparou relatos de sonhos de quem joga com os de quem não joga; para o primeiro grupo, pesadelos chegam a ser até divertidos.

GamePro/EUA

28/05/2010 às 16h38

Foto:

Uma psicóloga da Universidade Grant MacEwan, no Canadá, vê os videogames como "exercício" para o controle de sonhos. Jayne Gackenbach apresentou seu trabalho para debate esta semana na 6.ª Conferência Anual de Games e Saúde, em Boston (EUA).

Um artigo publicado no começo desta semana na revista científica online LiveScience detalhou dois estudos conduzidos por Gackenbach em 2006 e 2008. A pesquisadora estudou os sonhos de gamers e não-gamers, examinando as conexões entre jogos e pesadelos.

Algumas de suas descobertas foram:

- Pessoas que jogaram games tinham uma probabilidade maior de relatar sonhos lúcidos (o tipo de sonho que você pode controlar como observador, apesar de também ser um participante);

- Das pessoas que relataram ter sonhos lúcidos, os gamers "nunca tiveram controle de sonhos maior que qualquer coisa além deles mesmos";

- Os gamers não identificam os pesadelos como "amedrontadores". Pelo contrário, eles parecem se divertir.

- Os pesadelos dos gamers são mais violentos que os dos não-gamers.

Gackenbach espera levar sua pesquisa a um laboratório de estudos do sono, mas antes precisa arranjar financiamento. A LiveScience sugere que sua pesquisa poderia ser vinculada a estudos de tratamento para desordem de estresse pós-traumático (PSTD, na sigla em inglês).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail