Home > Notícias

Pesquisadores afirmam ter criado método que protege imagens contra cópias

A técnica, dizem os autores, permite aos usuários saberem se uma imagem JPEG foi recomprimida e copiada de maneira não-autorizada.

Redação do IDG Now!

08/02/2011 às 1h38

Foto:


Pesquisadores da Universidade de Cambridge criaram uma nova técnica para produzir imagens JPEG com proteção contra reprodução não-autorizada. A técnica, dizem, permite aos usuários saberem se a imagem foi recomprimida e copiada.

A tecnologia foi descrita em um artigo escrito por Andrew Lewis e Markus Kuhn.  O sistema é baseado em um método relativamente complexo para inserir mensagens longas dentro de uma imagem, que somente poderão ser vistas quando esta for copiada e re-comprimida em um nível diferente de qualidade. A idéia é ajudar a tornar claro que aquele JPEG não é o original.  

Em um blog, os autores explicam a documentação e a técnica. Lewis disse que a idéia surgiu da observação das tecnologias utilizadas para proteção de cédulas de dinheiro e de outros documentos valiosos.  

"Nosso algoritmo funciona adicionando um padrão de alta freqüência na imagem de modo a causar um erro de quantização na recompressão do JPEG escolhido. Embora a mensagem seja invisível na imagem original, ela surge por saturação em uma cópia recomprimida ", escreveu Lewis.

A técnica poderia ser usada para ajudar os proprietários a fazer valer os seus direitos autorais sobre imagens que foram copiadas e utilizadas sem a devida autorização, dizem os autores.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail