Home > Notícias

Pesquisadores criam sistema que lê lábios e converte vídeos em texto

Software para rastreamento de movimentos labiais e faciais já está pronto. Protótipo da plataforma deve ser lançado em dois anos

Por PC Advisor/Reino Unido

22/01/2008 às 17h49

Foto:

Um sistema de leitura de lábios que converte vídeos de conversas em scripts de texto está sendo desenvolvido por pesquisadores da Surrey University e da Escola de Ciências da Computação na University of East Anglia (UEA), ambas do Reino Unido.

Leia mais:

A pesquisa deve ser utilizada para a criação de um sistema voltado aos surdos, que irão ditar comandos aos computadores em ambientes barulhentos.

“Para ser eficiente, o sistema deve rastrear precisamente diversos movimentos, extrair números ou características que descrevam os lábios e então aprender o que corresponde ao texto”, explica um professor da UEA, Richard Harvey.

O software para rastreamento de movimentos da face e dos lábios já foi desenvolvido. O grupo agora trabalha em uma biblioteca de vídeos para criar uma base de dados de expressões faciais e movimentos labiais usados na combinação de cada letra.

Um protótipo da plataforma deve ser lançado em dois anos. O projeto é patrocinado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council, da Inglaterra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail