Home > Notícias

Pesquisadores integram 3D nativo ao Firefox

Versão modificada do navegador utiliza combinação de tecnologias para apresentar imagens em 3D sem exigir componentes externos.

IDG News Service

03/03/2010 às 12h40

Foto:

Um grupo de pesquisadores planeja lançar uma versão customizada do navegador Firefox com um recurso integrado para exibir gráficos em 3D, algo que pode abrir uma porta para páginas mais interativas.

Algumas companhias de jogos já criaram complementos que permitem tal visualização, mas o novo método não requer qualquer componente externo e, por isso, coloca em potencial o uso por uma quantidade maior de pessoas, segundo o professor da Universidade Saarland Philipp Slusallek.

Há dois modos de gerar uma imagem tridimensional em uma tela de duas dimensões: o rasterization e o real-time ray tracing. O pesquisadores desenvolveram um software mais rápido para trabalhar com real-time ray tracing, que recebe ajuda dos processadores mais rápidos de hoje, afirmou Slusallek.

A tecnologia, chamada de RT Fact, foi integrada ao Webkit – motor de navegadores como o Firefox, Safari e Chrome. A partir daí, as imagens são apresentadas com o XML3D, parte da linguagem de programação HTML, e o navegador pode exibir a cena em 3D nativamente. “Com a integração do HTML, qualquer programador web pode colocar recursos 3D em suas aplicações”, afirmou Slusallek.

Durante uma demonstração na feira de tecnologia Cebit 2010, que acontece em Hannover (Alemanha), Slusallek mostrou como informações de uma cidade na Wikipedia podem ser ilustradas com uma  imagem em 3D de um edifício popular.

A versão modificada do navegador da Moziila deve ser lançada nas próximas semanas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail