Home > Notícias

Pesquisadores usam iPhone para realizar exames de sangue

Universidade americana desenvolvem acessório que funciona conectado ao celular; testes seriam enviados diretamente ao médico com o uso de um aplicativo

Macworld / Reino Unido

11/01/2011 às 17h14

Foto:

Pacientes podem em breve fazer seus próprios exames de sangue com ajuda do iPhone e ter os resultados automaticamente enviados aos médicos a partir de um aplicativo dedicado, reduzindo custos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Rhode Island. 

A próxima geração de tecnologias de “laboratório em um chip” poderá utilizar o poder de processamento dos smartphones em conjunto com pequenos dispositivos periféricos de análise de amostras de sangue para determinar, por exemplo, se um paciente possui doenças cardiovasculares, dizem os especialistas. 

Os pacientes podem adquirir o kit em uma farmácia e fazer o testes em si mesmos ou com a ajuda de um enfermeiro, sem a necessidade de ir ao médico, economizando tempo e dinheiro, disse Mohammad Faghri, pesquisador-chefe e professor da instituição. 

Essa é a previsão de como deve ficar esse tipo de tecnologia no futuro. Os modelos atuais, porém, para esse tipo de análise parecem mais um "laboratório em uma caixa de sapatos". Eles incluem um pequeno cartucho, um pouco menor do que um cartão de crédito, para receber as amostras de sangue, além de um sensor, para medir a reação entre o sangue os reagentes, que revelam se a amostra contém anticorpos relacionados a enfermidades.

A nova geração dessa tecnologia pode reduzir o custo dos testes, a partir de 45 dólares, para apenas 1,50 dólar por teste, diz o pesquisador, além de diminuir o peso do equipamento para os exames de 200 para 1,5 quilo. Faghri está confiante a respeito da tecnologia ser inserida em um smartphone já no próximo ano; atualmente, o equipamento está configurado para doenças arteriais, contudo poderá realizar outros tipos de testes, apontam os pesquisadores. 

iphone4390c

Com a ajuda de um periférico, iPhone será capaz de realizar exames de sangue

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail