Home > Notícias

Pesquisadores usam Kinect para desenvolver tecnologia de “Minority Report”

MIT criou um sistema que permite percorrer, selecionar e ampliar imagens, apenas com gestos das mãos; acessório para Xbox 360 custa R$600 no Brasil

IDG News Service

10/12/2010 às 8h35

Foto:

Desde o lançamento do filme Minority Report, de Steven Spielberg, eu sempre quis controlar o meu computador apenas com gestos no ar. Principalmente, porque grande parte das atividades que realizo exigem inúmeros cliques no mouse e não há nenhuma maneira de automatizar isso.

Mas, graças à pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, essa realidade está mais próxima do que podemos imaginar. 

O MIT desenvolveu um sistema de identificação de mãos utilizando o tão comentado Kinect, da Microsoft. Ele é capaz de detectar a palma e os dedos da mão, permitindo aos usuários percorrer uma lista imagens, selecionar e até ampliar uma foto exibida, igual ao filme de Spielberg.


 

 

A interface foi projetada por integrantes do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT e utiliza um driver libfreenect, para fazer a interação entre o Kinect e o Linux, além de diversos softwares desenvolvidos pela própria instituição.

Durante o processo, não é necessário utilizar de luvas ou qualquer outro material. 

O código utilizado foi postado pelo grupo no site http://www.ros.org/wiki/kinect.

gamesshutter_625.jpg

Para saber mais sobre o Kinect, confira nosso review completo do acessório para Xbox 360 que permite jogar games sem joysticks físicos (http://migre.me/2R2Sb).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail