Home > Notícias

Pesquisadores usam tela dobrável da LG para criar smartphone flexível

Protótipo funcional usa tela OLED da LG. Aparelho conta com sensores na parte traseira que respondem a feedbacks com vibração e áudio

Da Redação

19/02/2016 às 12h16

reflexpageflip_625.jpg
Foto:

No início desse ano, a LG havia demonstrado na CES 2016, feira internacional de eletrônicos em Las Vegas, uma tela de 18 polegadas tão flexível que era possível enrolá-la como se fosse um papel. 

Agora, pesquisadores Queen’s University no Canadá usaram a mesma tecnologia, a tela OLED 720p da LG, em uma proporção menor: um protótipo de smartphone que permite que usuários mudem de “páginas” ao dobrar a tela. 

O smartphone conta com sensores em sua parte traseira que respondem a feedbacks com vibração e áudio para criar uma experiência diferente com o aparelho. No caso, usuários poderiam sentir um documento como se ele fosse um objeto físico. 

“Quando um smartphone é dobrado para baixo e a direita, a página pula pelos dedos da direita para esquerda como se fosse um livro de verdade”, disse Roel Vertegaal do Human Media Lab da universidade em comunicado à imprensa.

Ao dobrar com maior força, as páginas simplesmente viram rapidamente e usuários conseguem sentir que as páginas se movem através de seus dedos devido a um sensor de vibração no telefone. 

A equipe também aplicou a tecnologia a games, usando o dispositivo para jogar Angry Bird.

Os pesquisadores ainda não deram maiores detalhes de como pretendem aplicar a tecnologia comercialmente. 

Porém, Vertegaal defende que telas que se curvam estarão nas mãos de consumidores em até cinco anos. 

 
 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail