Home > Notícias

Phenom, da AMD, é o primeiro chip a vir com três núcleos para PC

Novos processadores desafiam Intel, que terá que posicionar produtos na mesma faixa de preço e com igual performance, diz analista.

Por IDG News Service/EUA

27/03/2008 às 8h42

Foto:

A AMD anunciou nesta quinta-feira (27/03) sua nova linha de chips Phenom, incluindo novos processadores quad-core e o primeiro chip de três núcleos para PCs.

O série de chips de três núcleos, batizada de Phenom X3 8000, oferece uma opção aos compradores de PCs que não querem a velocidade de um chip de quatro núcleos, mas precisam de mais desempenho que o oferecido pelo dual-core, disse Pat Moorhead, vice-presidente de marketing avançado da AMD.

Os chips podem ser usados em exibição de vídeo em alta definição, jogos casuais e aplicações de produtividade, disse Moorhead.

Entre os primeiros modelos de processador com três núcleos estão o Phenom X3 8400, que roda a 2.1GHz, e o Phenom X3 8600, que roda a 2.3GHz. Ambos virão 1.5MB de memória cache L2 e 2MB de cache L3.

A AMD também lançou três modelos de chips Phenom com quatro núcleos na quinta-feira: o Phenom X4 9750, que roda a 2.4Ghz; o Phenom X4 9850, que roda a 2.5GHz; e o Phenom 9100e, processador de baixa voltagem a que roda a 1.8GHz e tem gasto de 65-watt no uso máximo. Todos contêm 2MB de cache L2 e 2MB de cache L3.

Os fabricantes de PCs vão lançar produtos com os novos chips no segundo trimestre, segundo a AMD. Fornecedores como Dell e HP já sinalizaram que devem embarcar os chps de três núcleos em seus desktops.

Para Dean McCarron, principal analista do Mercury Research, os novos chips de três núcleos dão uma vantagem à AMD e a Intel terá que se apressar em posicionar algum produto na mesma faixa de preço e com a mesma performance.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail