Home > Notícias

Phishing combina venda de ingressos para Olimpíada e telefone

Interessado liga (e paga taxa por isso) para obter um código que deve ser usado para compra online fajuta com cartão de crédito.

Redação do IDG Now!

07/08/2008 às 11h14

Foto:

selo_entrada_olimpO laboratório de segurança Websense descobriu um site falso de venda de ingressos para os jogos da Olimpíada de Pequim. O site usa o domínio beij***2008.cn, enquanto o oficial é http://www.beijing2008.cn.

A tática utilizada é fazer com que o interessado na compra do ingresso ligue para um número de telefone que forneceria um código de acesso para obter a entrada. Essa chamada telefônica cobra uma taxa especial, a qual seria parte da receita obtida pelos fraudadores.

Ao receber o código, o usuário é redirecionado a outra página falsa. O site o incentiva a preencher campos com o número do cartão de crédito para pagar o equivalente a 87 dólares pelo ingresso, valor relativamente pequeno, principalmente se considerar os preços cobrados pelos cambistas que, sem qualquer controle da organização dos Jogos, chegam a cobrar até 25 vezes acima do valor oficial.

Segundo a Websense, esse site se diferencia dos demais sites de phishing, ao empregar um passo extra de verificação pelo telefone. “Este alto nível de interatividade e suposta verificação geram mais confiança de usuários crédulos”, acrescenta o alerta.selo_saida_olimp

A Olimpíada 2008 começa oficialmente nesta sexta-feira (06/08) e acontecerá até 24 de agosto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail