Home > Notícias

Phishing usa nome da APCM para cobrar multa por infração de copyright

Golpe oferece link para visualização da cobrança e instala malware no PC do usuário. APCM alerta que não envia e-mails de multas.

Daniela Braun, editora-executiva do IDG Now!

16/03/2009 às 16h38

Foto:

Criadores de golpes de phishing estão usando um e-mail falso em nome da Associação Anti-Pirataria Cinema e Música (APCM). A mensagem se faz passar pelo departamento de investigação da entidade e informa que descobriu um download ilegal, no computador do usuário, de músicas ou filmes protegidos por direitos autorais.

Para evitar uma possível reclusão de um a três anos devido à infração da Lei dos Direitos Autorais, o usuário precisa "urgentemente" pagar uma multa por reprodução indevida, afirma o e-mail.

A fim de parecer mais real, a mensagem eletrônica falsa oferece o número da lei, o logotipo e o endereço completo da APCM. Eles oferecem também um link para a visualização do débito da multa. O link pede a instalação de um suposto plug-in de Java para visualizar a multa. O plug-in, na verdade, é um malware que, se executado, se instala no computador da vítima e pode ser usado para roubo de senhas bancárias ou de outros dados importantes.

Ciente do golpe, a APCM divulgou um comunicado alertando que não envia e-mails para usuários de internet com o intuito de cobrar direitos autorais por possíveis cópias ilegais de músicas e filmes e que tais multas não existem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail