Home > Notícias

Phishing usa novo filme de Harry Potter como isca para atacar

E-mail que oferece download de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” instala programa malicioso no PC da vítima.

Redação do IDG Now!

28/07/2009 às 11h56

Foto:

Mensagem eletrônica que circula pela web e que oferece download gratuito do filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” é a porta de entrada para um novo vírus de computador.

Ao clicar no link que supostamente dá acesso ao download, o usuário está abrindo as portas do computador para um cavalo de troia. De acordo com desenvolvedora de soluções de segurança BitDefender, a praga permite roubar informações pessoais do usuário, tais como senhas de banco e números de cartão de crédito.

O programa malicioso contamina os computadores das vítimas levando para sites falsos (phishing) que indicam, erroneamente, que a máquina foi infectada por um vírus, com o intuito de deixar as vítimas em pânico.

A etapa seguinte consiste em oferecerm o download de um “antivírus”, que na verdade é o programa malicioso disfarçado. Após a instalação, este vírus tenta baixar outros antivírus falsos.

A BitDefender recomenda que os internautas fiquem atentos a esse tipo de golpe e que mantenham seus computadores a salvo com pacotes de segurança digital atualizados, para impedir que esse tipo de praga se instale no computador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail