Home > Notícias

Photoshop CS4 pirata traz novo cavalo de troia ao Mac

Variante do malware encontrado em cópias piratas do iWork'09 na última semana aparece em versão do Adobe Photoshop CS4.

Macworld/EUA

26/01/2009 às 11h48

Foto:

A Intego, fabricante de software de segurança para Mac, relata que cópias piratas do Adobe Photoshop CS4 podem conter uma variante do cavalo de troia que apareceu em versões do iWork'09, da Apple, na semana passada.

O nome do malware é OSX.Trojan.iServices.B e afeta cópias do Photoshop baixadas em sites de pirataria. Segundo a Intego, "o instalador do Photoshop está limpo, mas o cavalo de tróia aparece em um aplicativo para gerar um número de série para o programa".

O aplicativo instala um backdoor no diretório /var/tmp do Mac, copia um arquivo executável para /usr/bin/DivX e salva a senha de administrador root no arquivo /var/root/.DivX, segundo a Intego. Depois , ele monitora uma porta TCP randômica e tenta se conectar a dois endereços IP.

A Intego conclui que o criador do malware quer ser alertado por meio desse método e pode conseguir se conectar aos Macs afetados e realizar ações remotamente. "O cavalo de troia pode também baixar novos componentes para um Mac infectado", diz a fabricante.

Como sempre, o melhor método de prevenção é não baixar arquivos de fontes desconhecidas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail