Home > Dicas

Photoshop: deixe suas imagens com visual de história em quadrinhos

Confira os passos necessários para que suas fotos ganhem um estilo HQ, com o uso do popular software da Adobe

Macworld / EUA

01/10/2010 às 18h48

Foto:

Que tal fazer uma história em quadrinhos com suas ilustrações (ou mesmo fotos)? Ou talvez criar um calendário com uma aparência "grunge"?  Pois com alguns truques simples é possível se aproximar do estilo de impressão de gibis antigos. As instruções têm como origem no Adobe Photoshop 5, mas são similares em versões mais antigas. 

1. Abra a foto ou ilustração no Photoshop 5 (sempre mantenha um backup da original!). A imagem pode começar de qualquer tamanho, contudo, após as alterações, ela pode ser diminuída se for preciso. 

2. Vá em Layer, Duplicate Layer. Em Destination, escolha New e então insira um nome (“Meio-tom”, por exemplo). Isso cria uma duplicata da imagem em um novo documento, que automaticamente se torna a janela em primeiro plano. 

3. Escolha Image, Mode, Grayscale. Uma janela surge e pede a confirmação para descartar as informações de cor; clique em Discard e prossiga.

4. Selecione Image, Mode, Bitmap. O programa pede ao usuário uma resolução final e um método de conversão. Entre com um valor de resolução final que seja quatro vezes maior do que a primária (isto é, se o original é 72 pixels por polegada, insira 288). Agora escolha Halftone Screen na janela pop-up e clique OK. 

5. É preciso agora configurar o Halftone. Frequency determina quantas linhas de meio-tom (ou nessa caso, pontos) serão inseridas por polegadas. Erro e tentativa são necessários para acertar a proporção certa, mas para começar insira 6. Especifique o ângulo em 60˚, selecione Round no menu pop-up Shape e clique em OK.

Se os pontos estiverem muito pequenos, é preciso refazer a conversão e colocar uma frequência menor; caso pareçam grandes demais, tente novamente com um valor de frequência maior.  Vá em Edit, Undo Bitmap e então em Image, Mode, Bitmap para refazer a conversão até atingir a proporção certa.

 

photoshopmeiotomjanela.jpg

Para o efeito desejado ser alcançado, são necessárias algumas tentativas

6. Agora é necessário converter o bitmap para escala de cinza (grayscale). Clique em Image, Mode, Grayscale e coloque 4 no Size Ratio (lembre-se que as dimensões foram quadruplicadas anteriormente; agora, a imagem será reduzida para as dimensões originais. Esse processo dá ao meio-tom um padrão mais suave e sem bordas serrilhadas).

7. Escolha Layer, Duplicate Layer. Nomeie a camada (“Camada HQ”, por exemplo) e, em Destination, escolha a imagem original no menu pop-up de Document. Continue com OK.

8. Retorne à foto original ao clicar na aba respectiva. O meio-tom preto e branco estará escurecendo a imagem original, mas isso vai ser ajustado agora. Escolha Window, Layers (se necessário) para exibir o painel de camadas. Clique na layer Camada HQ para selecioná-la (caso não esteja), e então vá em Layer, Layer Style, Blending Options. No item General Blending, escolha Soft Light. Instantaneamente, a cor irá retornar para a foto e o efeito de Hitória em quadrinhos é finalizado; basta clicar OK para continuar. 

9. É possível ajustar o visual da imagem de vários jeitos. Para diminuir o efeito, o usuário pode ajustar a opacidade da camada, no canto esquerdo do painel de Layers ou a partir de Layer, Layer Style, Blending Options. Alternativamente, todo o efeito pode ser suavizado ao borrar a camada de meio-tom. Com a Camada HQ selecionada, clique em Filter, Blur, Gaussian Blur, digite um valor entre 2.0 e 5.0 e então clique OK.

photoshopmeiotom.jpg

 Uma vez que o efeito esteja aplicado, o padrão de impressão meio-tom aparece na imagem

Pronto! Uma vez que a foto estiver no estilo certo, basta "achatá-la" em Layer, Flatten Image. Agora basta salvar o arquivo e colocar em um calendário no iPhoto ou em uma história em quadrinhos feita no Comic Life da Plasq.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail