Home > Dicas

Photoshop: melhore o foco e destaque elementos

Recurso conhecido como vinhetas escurece as bordas das imagens para realçar outros objetos nas cenas capturadas

Macworld/EUA

02/12/2009 às 11h50

Foto:

Falar sobre vinhetas (ou vignettes) no universo das fotos é fazer referência  a um efeito de escurecimento em suas bordas, causado anteriormente por lentes antigas. Com o avanço tecnológico, esse efeito tem sido minimizado pelas lentes, melhorando a qualidade

Ironicamente, hoje, com o surgimento de novas técnicas artísticas, o efeito ressurge nas fotografias, mas de forma positiva, por meio de softwares de edição de imagens. Com essa camada extra, é possível melhorar o foco ou mesmo destacar imagens. Há vários programas para conseguir o efeito vinheta, mas aqui iremos mostrar como aplicá-lo corretamente no Photoshop CS3 e CS4, programas muito populares entre os usuários de Mac.

Adicionando uma vinheta
Abra uma foto no Photoshop e defina a paleta de cores com preto na cor principal de branco para o fundo. Em seguida, vá ao menu Layer, New Fill Layer e Gradient. Aparecerá uma nova caixa de diálogo, pedindo o nome de uma nova camada. Nomeie por Vinheta para facilitar a identificação e clique em Ok.

gradientfill.jpg

Na tela Gradient Fill, clique sobre Gradient, para ser levado à janela Gradient Editor. Nessa tela, você deverá se preocupar apenas com o a transição de cores na parte inferior, com quatro caixas de cores. Dê um duplo clique sobre a caixa preta do canto inferior direito para trocar sua cor pela branca. Clique em Ok para retornar e dê um Ok novamente para voltar à tela Gradient Fill.

gradient-editor.jpg

Na opção Style, coloque Radial, altere Scale para 150% e marque a opção Reverse, caso esteja desmarcada. Clique em Ok para finalizar.

144048-vignettebefore_original.jpg

Antes: efeito vinheta é criado com uma camada Gradient no Photoshop

A vinheta já está definida, mas você deve ter percebido que ela ainda está escura ou desbotada. Para enriquecer as cores, será preciso ajustar o modo de mesclagem e o nível opaco.

Selecione a camada vinheta no janela Layer, já aberta pelo Photoshop, altere o modo Normal para Overlay e ajuste  o nível de opaco para 50%. Este é um efeito moderado. Se preferir algo mais sutil, defina o nível da camada para 15%. Algo mais forte e escuro fica em torno dos 85%. Não esqueça de salvar a versão PSD do Photoshop para futuras alterações nas camadas, pois a versão JPEG da imagem mescla a vinheta na fotografia, impedindo modificações.

144048-vigafter_original.jpg

Depois: bordas escurecidas destacam objeto central e regulam o foco

Opções adicionais
Como dito acima, existem vários métodos de criar vinhetas. O Adobe Photoshop Elements, Photoshop Lightroom e o Aperture, da Apple, também incluem controles avançados para as vinhetas. O programa FocalPoint 2, da onOne Software, e o Color Efex Pro 3.0, da Nik Software, traz uma coleção de plug-ins para diferentes efeitos de vinhetas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail