Home > Notícias

“Pingente Geek” combina cabo USB e leitor de cartões em um acessório

Pequeno, leve e barato, acessório da C3Tech quebra um galho no dia-a-dia, seja na hora de transferir dados ou recarregar o smartphone

Rafael Rigues

19/09/2012 às 18h12

Foto:

Se você usa smartphones e tablets com frequência, já deve ter se visto numa situação em que precisava de um cabo USB ou leitor de cartões microSD, para recarregar o smartphone ou transferir dados, mas não tinha nenhum à mão. O “Pingente Geek” (modelo AD-118MI) da C3 Tech promete resolver essa situação: ele combina os dois acessórios em um só, e é pequeno o suficiente para viver pendurado a uma bolsa ou chaveiro.

pingente_c3tech_compara-360px.jpg
O pingente fechado (acima) e com os conectores expostos (abaixo)

Ele se parece com uma simples fita flexível com conectores nas duas pontas. Numa delas um conector menor, micro USB, que vai no smartphone. Praticamente todos os aparelhos Android usam esse conector, então a compatibilidade não é problema. Na outra ponta um conector maior, USB, que vai no PC. Simples assim, como qualquer outro cabo, embora o comprimento de apenas 10 cm possa ser um problema se você precisar plugar o smartphone a um PC com gabinete torre. O lado micro USB tem uma tampa com fecho de pressão, e uma cordinha para que o acessório possa ser pendurado a uma bolsa ou chaveiro.

Mas note que o conector USB tem dois lados: o que tem uma oval prateada é o lado “cabo USB”. Mas vire o conector e plugue-o com o lado com a listra prateada para cima e você usa o lado “leitor de cartões microSD”. E onde colocar o cartão? Em um slot oculto logo acima do conector. Neste caso basta plugar o pingente (com o cartão) no PC e não conectar nada à outra ponta.

pingente_c3tech_lados_cartao-360px.jpg
Os dois lados do conector USB: cabo (esquerda) e leitor de microSD (direita)

Nesse modo levamos 3 minutos e 25 segundos para copiar 1.83 GB de arquivos variados de um cartão microSD para o desktop. É uma velocidade de leitura de cerca de 9.1 MB por segundo, e 17 segundos mais rápido que a cópia dos mesmos arquivos para o PC através do smartphone.

Não há muito mais o que dizer sobre o “Pingente Geek”, ele é um acessório simples e prático. O preço sugerido pelo modelo testado, o AD-118MI, é de apenas R$ 11,90. Também há modelos com conector mini USB (AD-118MU) e Apple 30 pinos (AD-118AP).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail