Home > Notícias

Pioneiro, Blogger completa dez anos

Ferramenta foi responsável por levar blogs para além dos iniciados ao instituir padrão de publicação sem exigir noções de HTML.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

24/08/2009 às 11h37

Foto:

blogger10anos_88O Blogger, ferramenta de publicação do Google, completou dez anos nesse domingo (23/8) como a principal responsável por levar os blogs para além do público iniciado na rede. Em 23 de agosto de 1999, a Pyra Labs lançou a versão de testes de uma ferramenta para blogs que automatizava processos, como integrar fotos e links no conteúdo, e apresentava uma interface muito semelhante à de editores de texto.

Em setembro, o Blogger foi oficialmente lançado, como explica o cofundador do serviço, Evan Willians, em seu blog EvHead. Ainda que tenha popularizado a atividade de “blogar”, o serviço, no entanto, não foi o primeiro: um mês antes do seu lançamento, a desenvolvedora Pitas divulgou um serviço similar para blogs.

> Especialista abandona blog por "lifestreaming"  

O Blogger permitiu que usuários sem qualquer conhecimento técnico começassem seus blogs. Na época, o registro de links interessantes ou relatos pessoais eram formatados por programadores ou entusiastas em páginas direto no código HTML. Menos de quatro anos depois, em fevereiro de 2003, o Google pagou uma quantia não divulgada para comprar a Pyra Labs, como anunciou em seu blog a outra cofundadora, Meg Hourihan, e tornar gratuitas funções avançadas da plataforma de blogs, o que também ajudou a dar visibilidade ao Blogger.

Em setembro de 2004, Willians anunciou que deixaria o Google e o desenvolvimento do Blogger para se concentrar em outros projetos pessoais. Um desses projetos se tornou a ferramenta de microblog Twitter, fundada junto a Biz Stone e Jack Dorsey. Antes da compra do Google, a Pyra Labs fechou seu único contrato de licenciamento local do Blogger com o portal brasileiro Globo.com (em acordo sobre o qual nenhum dos lados fala oficialmente), que aproveitou programas da TV Globo para alavancar o lançamento da sua versão brasileira do Blogger.

Além de usar a plataforma como maneira de expressão por parte dos participantes do primeiro Big Brother Brasil, blogs para dois personagens da novela “O Beijo do Vampiro” foram criados como forma de prolongar a narrativa além da TV e chamar a audiência para o novo serviço. O vampiro Bóris Vladescu, interpretado por Tarcísio Meira, e o estudante Zeca, interpretado por Kayky Brito, tinham seus diários escritos por redatores como forma de acompanhar o desenrolar da trama em posts que contextualizavam as descobertas feitas no folhetim.

O Brasil é o segundo país no ranking de popularidade do Blogger, atrás apenas dos Estados Unidos. Turquia, Espanha, Canadá e Reino Unido completam a lista divulgada pelo Google. A facilidade em publicar conteúdo por qualquer perfil de usuário fez com que o blog deixasse de lado seu uso majoritário como filtro para outros links interessantes, evoluiu para registros pessoais (similarmente aos diários pessoais) e, consequentemente, para uma infinidade de outros propósitos.

A adoção da ferramenta por um grupo cada vez maior de usuários fez com que os blogs evoluíssem e se transformassem em uma mídia própria, com linguagem nascida e em constante exploração pelos blogueiros, defende a pesquisadora norte-americana Danah Boyd. Para comemorar a data, o Google abriu o tradicional sigilo com que trata informações sobre o Blogger e afirmou que, a cada minuto, são publicadas cerca de 270 mil palavras em blogs da ferramenta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail