Home > Notícias

Pirata de game da Nintendo é multado em US$ 1,3 milhão

James Burt recebe multa por ter copiado e distribuído na web o game 'New Super Mario Bros', uma semana antes do lançamento.

Redação da PC World*

09/02/2010 às 18h11

Foto:

A justiça australiana condenou um gamer a pagar uma indenização de 1,3 milhão de dólares (1,5 milhão de dólares australianos ou 2,4 milhões de reais) à Nintendo por ter copiado e publicado na web uma cópia ilegal de um dos novos jogos da companhia, uma semana antes do lançamento, em novembro do ano passado.

James Burt, de 24 anos, morador de Sinnamon Park, em Queensland, vai pagar a quantia para compensar a fabricante pelo prejuízo com as vendas do game 'New Super Mario Bros' para o console Wii, informa uma notícia nbo site do jornal The Sydney Morning Herald, nesta quarta-feira (9/2).

Ao tomar conhecimento do vazamento do jogo, a Nintendo entrou com um pedido de quebra de sigilo do computador, de mídias e dispositivos de armazenamento de Burt, junto à Corte Federal da Austrália. O gamer também recebeu a ordem de liberar o acesso a seus perfis em redes sociais, contas de e-mail e outros serviços online.

A Nintendo informou em um comunicado, nesta terça-feira (9/2) que conseguiu localizar Burt depois que o jogo foi publicado  usando tecnologias sofisticadas de perícia digital. "A Nintendo vai perseguir aqueles que tentarem comprometer nosso mercado usando todos os meios disponíveis perante a lei", declarou a empresa.

O recado da Nintendo não se restringe aos australianos. De acordo com oi diretor geral da subsidiária da empresa no país, o problema é global. "Havia milhares e milhares de downloads, a um custo alto para nós e para a indústria, na verdade", afirmou.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail