Home > Notícias

Pirataria na Mac App Store: hackers instalam aplicativos sem pagar

Segundo reportagem do Apple Insider, foram necessárias poucas horas para descobrir como instalar e rodar versões piratas de apps; loja foi lançada ontem, 6/1

Macworld/Reino Unido

07/01/2011 às 11h36

Foto:

Pouco após seu lançamento, a loja online Mac App Store já enfrenta vários problemas com pirataria, segundo reportagens de diferentes sites. Segundo uma nota do Apple Insider, foram necessárias apenas algumas horas para os piratas descobrirem como instalar e rodar versões não autorizadas de aplicativos pagos.

Ao trocar os arquivos de recibo e assinatura para determinados apps pagos (que podem ser baixados em sites de terceiros, segundo a reportagem) pelo recibo copiado de um aplicativo gratuito, em algumas ocasiões é possível rodar o programa.

Aparentemente, isso só é possível com aplicativos que não seguiram o conselho oficial de validação da Apple. O site Daring Fireball afirma: “parece que muitos aplicativos não realizam nenhum tipo de validação, ou a fazem de maneira incorreta. A Apple deveria testar isso no processo de revisões e rejeitar softwares pagos que são suscetíveis a essa técnica simples.”

Uma outra reportagem publicada pelo Gizmodo nesta semana afirma que um pacote de software chamado Kickback – que não será lançado até o próximo mês – tornaria possível a pirataria de qualquer aplicativo na nova Mac App Store.

Aparentemente, o Kickback foi criado pelo Hackulous, grupo que realizou crack do sistema DRM (gestão de direitos digitais) da Apple para aparelhos iOS.

macappstore390x254.jpg

Nova loja da Apple é espécie de versão para Macs da famosa App Store, para aparelhos iOS, como iPhone e iPad

Lançamento
A Mac App Store foi lançada ontem, 6/1, em 90 países, incluindo o Brasil, com cerca de mil aplicativos pagos e gratuitos. Para utilizá-la é preciso ter um Mac com sistema operacional 10.6 (Snow Leopard) e baixar uma atualização de software de cerca de 1GB (basta clicar no símbolo da maçã, localizado no canto superior esquerdo da tela e selecionar a opção 'atualização de software'). Outra opção é visitar o site de suporte da Apple e pegar apenas o arquivo referente à loja, que tem 144 MB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail