Home > Dicas

Pixsta leva o Instagram para o seu desktop

App gratuito permite ver, curtir e comentar fotos do Instagram no PC. Só falta uma opção para postar novas imagens.

Erez Zukerman, PCWorld EUA

23/10/2013 às 17h07

Pixsta_Abre-435px.jpg
Foto:

O Instagram nasceu e cresceu focado em dispositivos móveis, e eu nunca imaginaria que um programa para o desktop poderia deixá-lo melhor. E ainda asssim é isto que o Pixsta, um cliente Instagram para a plataforma Pokki, consegue fazer.

Antigamente conhecido como Instagrille, o recém-rebatizado Pixsta não se parece com um aplicativo Windows tradicional, e usa tons de cinza e sombras que o deixariam em casa em um Mac. Mas a interface fora do “padrão” tem seus motivos: a ausência de bordas na janela destaca suas fotos, e você ainda pode redimensionar a janela como quiser para ver mais imagens de uma só vez no layout de grade, ou então optar por um layout em lista.

Redimensionar a janela muda o layout automaticamente. Em uma janela estreia a visão em lista mostra uma imagem seguida pelos comentários, mas se você deixar a janela larga o suficiente eles irão aparecer ao lado da imagem. Coloque o app em tela cheia e você consegue colocar duas colunas de imagens, e seus comentários, lado-a-lado.

pixsta_geral-580px.jpg
Visão em grade: veja (e curta) várias fotos de uma vez só

Depois que você fizer login com sua conta no Instagram poderá “Curtir” (“Like”, já que o programa está em inglês) asfotos, e participar na discussão postando e respondendo a comentários. A única coisa que você não pode fazer é postar novas fotos ou criar uma conta no Instagram, se não tiver uma. Para isto, você ainda irá precisar do smartphone.

Também há suporte aos vídeos do Instagram. Você pode reproduzí-los como no smartphone, mas também pode fazer o download deles se quiser. Por padrão um vídeo que baixei tinha um nome de arquivo sem extensão, mas bastou adicionar o “.mp4” no final na hora de salvar. Consegui reproduzir os vídeos no VLC sem nenhum problema, inclusive com som.

pixsta_fullscreen-580px.jpg
Em tela cheia, a visão em lista mostra duas colunas de fotos e comentários

Quando o assunto é velocidade, o Pixsta voa. As fotos abrem instantâneamente, e os vídeos também são carregados rapidinho. Mas isso depende de sua conexão: quanto mais rápida e confiável, melhor. 

O Pixsta é parte do Pokki, um app que devolve o menu Iniciar ao Windows 8 (e 8.1) e ainda inclui uma loja com vários aplicativos, que vão de clientes de e-mail e redes sociais, como o GMail Lite e Tweeki a jogos como Cut the Rope e Angry Birds. Mesmo que você só siga um punhado de amigos no Instagram, o Pixsta é uma forma dramaticamente melhor de interagir com o serviço. Baixe-o agora, e você irá ver os vídeos dos gatos de seus amigos com outros olhos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail