Home > Notícias

Placa da NVidia pode indicar o futuro do Mac mini

NVidia lança nova placa-mãe para desktops que traz os mesmos recursos de vídeo presentes nos novos MacBooks da Apple.

Peter Cohen, Macworld/EUA

22/10/2008 às 11h52

Foto:

A NVidia lançou esta semana uma versão para desktops do mesmo projeto de placa-mãe que faz parte dos novos MacBooks e MacBooks Pro, lançados pela Apple na semana passada. Anunciadas na segunda (20), as placas-mãe GeForce 9 começam a ser fornecidas aos fabricantes de PCs ainda este mês.

Tanto o novo MacBook como o MacBook Pro compartilham o mesmo projeto de placa-mãe, que inclui uma placa de vídeo integrada ou, no jargão da NVidia, uma mGPU. Isso faz com que as máquinas trabalhem mais rápido que as gerações anteriores de MacBook, economizem energia e tenham um desempenho melhor em vídeo. O MacBook Pro tem ainda uma segunda placa da NVidia.

As placas GeForce 9 trazem os mesmos componentes de arquitetura, incluindo o chip de vídeo integrado, que permite lidar com vídeo em alta definição, gráficos complexos e outras tarefas de uso intensivo do processador. Os recursos incluem ainda áudio 7.1 e saídas DVI e HDMI.

O design de referência da placa é compatível ainda com a tecnologia SLI, que permite que mais de uma placa de vídeo trabalhe simultaneamente com outra. A NVidia diz que isso pode aumentar o desempenho de vídeo em 70% em relação à GPU da placa-mãe.

geforce9
NVidia GeForce 9: do tamanho do Mac mini?

Além disso, segundo a NVidia, a placa-mãe está sendo oferecida como "ideal para desktops media center pequenos e ultrafinos". Companhias como Asus e Foxconn, frequentes parceiras da Apple, vão fabricar as placas GeForce 9.

Essa informação pode levar a algumas pistas sobre o futuro do Mac mini que, dizem rumores, pode estar no final da sua vida útil. O mini foi atualizado pela última vez em 2007 e é a única máquina da Apple ainda com uma placa de vídeo integrada da Intel, que é mais lenta. O modelo também usa uma referência de placa-mãe mais antiga e lenta e não tem conectividade 802.11n, diferente dos demais Macs.

O mini foi lançado em janeiro de 2005, antes da Apple migrar sua linha de produtos para a arquitetura Intel. E com o Mac mini compartilhando tecnologias com a linha atual de notebooks, é considerável imaginar que as placas GeForce 9 possam aparecer no mini - ou em algo parecido - em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail