Home > Notícias

Plano de reestruração da Sony deve sair nesta quinta-feira

Fabricante de eletrônicos resiste à idéia de demitir funcionários no Japão. Para analistas, medida é drástica, mas necessária.

Redação do IDG Now!

21/01/2009 às 11h28

Foto:

A Sony deve anunciar até amanhã (22/01) os detalhes de um plano de reestruturação anunciado há um mês, informou o Financial Times. O plano foi anunciado em dezembro e deve conter o investimento, além de prever o fechamento de seis fábricas e a demissão de 16 mil funcionários. O objetivo é economizar 1,1 bilhão de dólares.

Para analistas, porém, a Sony terá que fazer um esforço ainda maior para se recuperar da crise econômica que impacta diretamente na demanda por produtos eletrônicos. “A empresa não tem condições de fechar toda sua produção doméstica, por exemplo, mas precisa tomar medidas mais drásticas no Japão”, disse Mitsushige Akino, administrador de fundos de investimentos da Ichiyoshi Investment Management.

Mais de três quartos do faturamento da Sony vem de vendas no exterior, destacou o executivo. Por outro lado, a empresa não quer demitir funcionários no Japão ou realocá-los para unidades no exterior. A maioria dos 16 mil funcionários que serão demitidos está em unidades da Sony fora do Japão.

Em dezembro, a companhia disse que seu prejuízo anual seria de 1,1 bilhão de dólares. Esse é o primeiro prejuízo da empresa em 14 anos e o segundo desde que a empresa foi fundada, há mais de 50 anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail