Home > Notícias

Plataforma de publicação de blogs WordPress 2.5 agora é oficial

Entre as novidades estão uma interface mais limpa e veloz e ferramenta para carregamento de vários arquivos ao mesmo tempo.

Por Redação do IDG Now!

31/03/2008 às 15h45

Foto:

A plataforma para blogs WordPress oficializou no sábado (29/03) a sua versão 2.5. Entre as novidades estão uma interface mais limpa e veloz, nova função para publicação simultânea de arquivos, galerias de fotos inseridas em posts, biblioteca de mídia e ferramenta de busca de posts e páginas.

A nova versão ganhou o apelido de “Brecker” em homenagem a Michael Brecker, saxofonista que misturava estilos e era conhecido por fazer diversos experimentos musicais - Matt Mullenweg, criador do WordPress, é  um fã assumido de jazz.

>Acesso ao WordPress explode no Brasil

Na tela inicial é possível visualizar widgets que exibem informações sobre comentários, outros blogs que inseriram o link ao seu, notícias da plataforma e o gráfico com estatísticas sobre visitas, de maneira que o usuário organize os blocos como preferir.

A nova versão também permite a seleção de uma pasta de imagens, vídeos ou música e, de uma vez só, sua publicação em um post. Além disso, para criar uma galeria, basta digitar “[gallery]” no post e todas as imagens serão exibidas, com a opção de serem abertas individualmente.

O gerenciamento de tags também está diferente: você pode adicionar, renomear, deletar ou fazer qualquer outra modificação a partir do próprio WordPress, sem precisar de plug-ins adicionais.

Para blogs com mais de um autor, não existe mais o risco de duas pessoas fazerem modificações ao mesmo tempo. Se o usuário abrir um post que outra pessoa está editando, o WordPress bloqueia o acesso e não permite que nada seja alterado até que a outra pessoa tenha terminado a edição.

Usuários que têm a ferramenta instalada no seu servidor já podem fazer o download da atualização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail